Começa a propaganda eleitoral em que a internet pode ser decisiva
As próximas eleições podem ficar para história e registrar o fim da era da televisão aberta como o principal meio de informação dos brasileiros para acompanhar a disputa de votos por cargos públicos.
A propaganda eleitoral começou oficialmente nesta quinta-feira, 16, inclusive na internet também está liberada, sendo que essa é a primeira vez no Brasil que será permitido patrocinar mensagens nas redes sociais.
A legislação em vigor este ano tenta ser mais rígida, exigir menos barulho e obediência a horários e normas. Os diretórios dos candidatos são obrigados a disponibilizar serviços telefônicos para atender aos eleitores. Alto-falantes ou amplificadores de som nas sedes ou em veículos apenas das 8h às 22 horas. Já o horário para comícios está mais flexível, das 8h à meia-noite, podendo ser prorrogado por mais duas horas quando for o de encerramento de campanha.
Até dia 6 de outubro, sábado que antecede as eleições, os partidos e coligações poderão distribuir material gráfico, promover caminhada, carreata, passeata ou utilizar carro de som pelas ruas para divulgar músicas de campanha e mensagens de candidatos.
A divulgação paga na imprensa escrita e a reprodução na internet de jornais impressos vai até o 5 de outubro.