Tribunal Regional Eleitoral

Eleitores lotam o fórum no último dia da regularização

O prazo final, estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral, é até hoje, 9 de maio, data em que marca o fechamento do cadastro eleitoral com 151 dias de antecedência da eleição.

Eleitores lotam forum eleitoral de sao luis para regularizacao eleitoral3

Reprodução

Antes mesmo do início do atendimento, centenas de pessoas já formavam uma imensa fila em torno do fórum eleitoral de São Luís, na Cohama. Desde as primeiras horas, a fila já ultrapassava o estacionamento do fórum e se estendia pela Avenida Jerônimo de Albuquerque. O prazo para regularização eleitoral encerra nesta quarta-feira, 9.

Algumas pessoas chegaram ainda de madrugada para garantir uma vaga no atendimento de hoje, que teve início às 8h da manhã e vai até às 19h.

Quem ainda está irregular e não se dirigir ao fórum ou à uma das unidades de cartórios eleitorais, poderá ter o título de eleitor cancelado. Para regularizar a situação o cidadão deve ir ao cartório eleitoral de posse do título de eleitor caso o possua, além de um comprovante de residência e um documento oficial de identificação pessoal que tenha, no mínimo, nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade. No caso dos homens, também é necessário levar o comprovante de quitação.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE)-MA, o cidadão que se ausentar de uma votação terá que justificar a falta e pagar uma multa de R$ 3,51 por turno. E se a situação não for regularizada, a infração será registrada no Cadastro Nacional de Eleitores, impedindo a emissão de certidões de quitação, necessária para a retirada de passaporte.

Os cidadãos irregulares também ficam impedidos de participar de concurso público, de emitir RG, podem ter dificuldades para receber salário, em caso de servidores públicos, e a tomada de alguns tipos de empréstimos. A ausência de registro também pode dificultar matrícula em instituições de ensino e a nomeação em concurso público.

O TRE-MA orienta que, para a regularização do débito, é necessário realizar a emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor da multa, para pagamento no Banco do Brasil e posterior registro de quitação perante à Justiça Eleitoral.

Caso o cidadão tenha faltas recorrentes e não justificadas nas três últimas eleições, poderá ter o título eleitoral cancelado. Nestes casos as restrições são um pouco maiores. Além de ficar impedido de obter passaporte e carteira de identidade, o cidadão também terá negado o recebimento de salário de função ou emprego público, e a tomada de alguns tipos de empréstimos. A ausência de registro também pode dificultar matrícula em instituições de ensino e a nomeação em concurso público

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias