Esposa de Weverton move ação criminal contra Roberto Rocha
Afirmação polêmica de senador em rede social motivou queixa-crime da esposa do deputado federal Weverton Rocha (PDT), Samya Lorene, no Supremo Tribunal Federal (STF)
Uma declaração do senador Roberto Rocha (PSDB) feita por meio de suas redes sociais resultou em uma queixa-crime contra o parlamentar no Supremo Tribunal Federal (STF). A esposa do deputado federal Weverton Rocha (PDT), Samya Lorene de Oliveira Bernardes Rocha, entrou com ação contra o senador Roberto Rocha. Ela entendeu que o parlamentar ofendeu a honra de sua família ao insinuar uma suposta relação do deputado federal com o ex-ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT).
O fato aconteceu em dezembro do ano passado. O agora presidente estadual do PSDB, senador Roberto Rocha, causou polêmica em seu perfil pessoal no Twitter. Na ocasião, o tucano disse que torcia “pela a felicidade do casal” pedetista.
“Não entendo o motivo dos ataques que me fazem os pedetistas, Lupi e Weverton. Logo eu que sempre torci pela felicidade do casal”, publicou o senador em suas redes sociais.
A declaração de Roberto Rocha teve uma repercussão bastante negativa e “forçou” o tucano a retornar às redes sociais para se desculpar em seguida. Rocha disse que “às vezes, no calor da disputa política, o sangue ferve e atingimos pessoas, movidos pelo legítimo direito de defender nossa honra. Longe de mim ofender famílias e sentimentos. A reação a Weverton e Lupi foi excessiva e lamento. Mas registro que a troca de ofensas não partiu de mim”, publicou o senador à época.
Sem desculpas
O certo é que as desculpas do tucano não tiveram muito efeito. Logo após o ocorrido, o deputado Weverton Rocha já havia confirmado que sua esposa iria realmente entrar com a queixa-crime contra Roberto Rocha.
“Ele não me agrediu. O senador Roberto Rocha agrediu a minha família. Ele frequentava a minha casa, ele conhece minha esposa, ele conhece minha mãe, meu pai e meus filhos. Agora sobre a minha vida pessoal, a minha esposa advogada, concursada e procuradora de uma estatal, ela pediu e tem o direito, está entrando com uma ação criminal no STF porque ele agrediu a nossa família e foi uma coisa pessoal e totalmente desnecessária. Eu só lamento e repudio através do meu silêncio”, disse Weverton à época, em entrevista.
No STF, o relator do processo é o ministro Luiz Fux. O magistrado mandou notificar Roberto Rocha e determinou que o tucano apresente resposta à acusação em até 15 dias. De acordo com o acompanhamento processual no Supremo, porém, o prazo já estourou, sem qualquer apresentação de defesa pelo senador.
A reportagem do jornal O Imparcial tentou contato com a assessoria do senador Roberto Rocha, mas não obteve nenhuma resposta até o fechamento.
Procurada pela reportagem, a assessoria do deputado Weverton Rocha disse que o parlamentar não iria divulgar nenhuma nota sobre o assunto, mas garantiu que a “queixa-crime é real” uma vez que a esposa do deputado “acha que a família foi ofendida” pelo senador Roberto Rocha.
Eleições 2018
A polêmica envolvendo Roberto Rocha e Weverton Rocha surge em pleno ano eleitoral, onde os dois políticos possuem grandes ambições em 2018. O senador tucano, por exemplo, retornou ao PSDB para poder concorrer ao governo do estado contra o governador Flávio Dino, que foi um dos principais aliados na eleição de Rocha para o Senado.
Já Weverton Rocha conseguiu viabilizar sua pré-candidatura ao Senado. O deputado federal, inclusive, já possui o apoio explícito de Flávio Dino e será um dos dois postulantes à Câmara Alta com o aval do Palácio dos Leões.