Ex-presidente Lula é condenado a nove anos de prisão
Sentença, que foi publicada nesta quarta-feira, é referente ao caso da compra e reforma de um apartamento triplex no Guarujá
O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva foi condenado, na tarde desta quarta-feira (12), a nove anos e seis meses de prisão em uma ação penal que envolve o caso da compra e reforma de um apartamento tríplex em Guarujá, no litoral de São Paulo. A sentença foi assinada pelo juiz Sérgio Moro e publicada nesta quarta. Ainda cabe recurso. Veja a íntegra da decisão de moro clicando aqui.
O ex-presidente foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro pela acusação de ter sido beneficiado com o tríplex. Na mesma sentença, o juiz Sérgio Moro absolveu Lula pelas “imputações de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo o armazenamento do acervo presidencial por falta de prova suficiente da materialidade”.
Na sentença publicada na tarde desta quarta-feira, Moro afirma que o crime de corrupção envolveu a destinação de R$ 16 milhões “a agentes políticos do Partido dos Trabalhadores (PT), um valor muito expressivo”. Segundo o juiz, o crime foi praticado em uma escala ainda maior, com a prática de pagamento de propina tendo se tornado rotineira.
A defesa de Lula ainda não se pronunciou sobre a sentença.