ENTREVISTA

Delegado Assis promete firmeza nas decisões

Prefeito eleito de Imperatriz demonstra preocupação com a transparência e quer um governo mais próximo do povo.

Reprodução

Delegado Assis (PMDB) foi eleito prefeito de Imperatriz com 29,16% dos votos, nas eleições 2016, concorrendo com outros cinco candidatos em uma disputa bastante acirrada. Aos 40 anos, natural de Floriano (PI), ele comandou a 10ª Delegacia Regional na cidade por quatro anos.

O peemedebista ficou à frente de Ildon Marques (PSB), que já foi prefeito de Imperatriz e teve 27,29% dos votos, e de Rosângela Curado (PDT), candidata apoiada pelo Palácio dos Leões, que ficou com 21,82%.

Francisco de Assis Andrade Ramos, há treze anos na Polícia Civil e nove anos como delegado regional, consolidou sua carreira no Maranhão onde comandou as regionais de Pedreiras, Codó, Presidente Dutra, Imperatriz e Açailândia.

Assis torna-se prefeito em sua primeira disputa eleitoral e tem o desafio de administrar a segunda maior cidade do Maranhão. Em sua campanha para prefeito, ele defendeu um governo baseado na transparência e no combate a corrupção. Em entrevista exclusiva ao O Imparcial, Delegado Assis falou sobre a campanha e sua confiança na vitória, além de reforçar seu compromisso com uma gestão transparente.

 

O senhor foi eleito prefeito de Imperatriz em uma votação apertada, porém inusitada contra fortes candidatos. Em sua primeira disputa política, a vitória foi uma surpresa?

Desde o início da campanha sabíamos que poderíamos vencer, sabíamos que era difícil, tendo em vista a estrutura de campanha dos nossos concorrentes. Na pré-campanha e campanha a receptividade da população nos dava a certeza de que estávamos avançando e conseguindo aos poucos superar nossos principais concorrentes.  Sabíamos que as pesquisas divulgadas às vésperas das eleições não eram seguras, foram muitas e quase todas com a tentativa de confundir o eleitorado, mas o eleitor imperatrizense não se deixa levar por falsos números, mas sim por propostas (eleição de Jomar Fernandes é um exemplo). Portanto, para mim não foi surpresa.

 

O que o senhor traz da sua profissão de delegado de carreira para o exercício da administração pública?

Para ser um bom delegado, devemos ter firmeza nas decisões, firmar parcerias com as outras instituições, ser proativo, ouvir os anseios da população e, sobretudo se pautar dentro da legalidade e do sentimento de justiça. Acredito que manutenção dessas posturas irão me ajudar a fazer uma boa administração.

 

Como está sendo a transição de governo? O senhor pode adiantar algo sobre a formação do secretariado?

A transição está sendo tranquila, o prefeito Madeira está respeitando a lei. Nossa meta neste período é fazer com que a cidade não pare, principalmente os serviços essenciais, e vamos conseguir. Nosso secretariado está formado e já esta trabalhando em parceria com a gestão atual, tudo para que não haja prejuízo aos munícipes.

 

Qual a prioridade como gestor assim que assumir a Prefeitura de Imperatriz?

Não existe uma prioridade, existem prioridades: saúde, segurança, infraestrutura e educação são as principais.

 

Durante sua campanha, o senhor ressaltou a transparência como base da sua gestão. Como se dará esse processo?

O portal da transparência é uma ferramenta importante. É uma imposição legal para todo gestor, porém, precisamos modernizá-lo, torná-lo mais acessível e de fácil compreensão. É necessário usarmos todos os meios de comunicação para levarmos a população o que o prefeito está fazendo com o dinheiro público. O contato direto com a população, através de reuniões periódicas com as associações de bairros, sindicatos, enfim, com todas as categorias, é também uma ferramenta que utilizaremos para manter a transparência.

 

Na área de segurança pública constam no seu plano de governo, a criação da Guarda Municipal e a instalação de um sistema de videomonitoramento. Como pretende viabilizar tais projetos?

As duas medidas são importantes para o setor. Usaremos emendas parlamentares e também, é claro, o tesouro municipal, para tornar os objetivos viáveis. Para criação da Guarda Municipal, vamos realizar concurso público, treinamento de pessoal e aquisição de equipamentos.

 

O Brasil enfrenta uma forte crise política e econômica. Como administrar o município diante da instabilidade da política nacional e com recursos mais limitados?

Se faz necessário conseguir maiores investimentos para Imperatriz, atrair mais indústrias para gerar mais emprego. Otimizar nossa arrecadação, não aumentando tributos, mas sim cobrando o que é devido, principalmente daqueles que nunca pagaram. Combater a corrupção na gestão publica, pois o dinheiro público tem que chegar ao seu destino de forma integral.

 

Apesar dos desafios, como espera incentivar os potenciais econômicos da segunda maior cidade do estado?

Temos uma lei de desenvolvimento econômico que beneficia os novos investimentos na cidade, precisamos reformar esta lei para fazer com que todos os empreendedores, ou seja, aqueles que já estão instalados há tempos na cidade sejam também contemplados.  Precisamos manter uma parceria com o setor privado, através de uma secretaria de desenvolvimento econômico atuante e perto do empreendedor.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias