Neste sábado, dia 29, mais de 600 policiais foram destacados para garantir a escoltadas urnas eletrônicas às seções eleitorais de São Luís
1.968 urnas foram acompanhadas por 16 equipes aos 260 locais de votação para o segundo segundo turno das eleições na capital. O transporte dos equipamentos começou às 7h30 e partiu do Fórum Eleitoral, na Fonte do Bispo, Madre Deus.
Nas zonas eleitorais, as urnas foram recebidas por homens do Corpo de Bombeiros, responsáveis pela segurança junto com o Exército Brasileiro. O esquema de segurança atuará até a conclusão do pleito eleitoral no domingo (30).
Reforço policial
De acordo com informações da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), haverá reforço de policiais no segundo turno, com presença de todo o efetivo da Polícia Militar na capital. São 9,6 mil homens, que se somam a grupamentos do Corpo de Bombeiros e do Exército Brasileiro, totalizando mais de 11 mil agentes alocados para a segurança das eleições.
Em parceria com os órgãos reguladores, equipes da Polícia Civil atuarão na investigação e registro de ocorrências. O policiamento irá executar ações preventivas e coercitivas, apurar denúncias de compra de votos e outros crimes, como pistolagem e agiotagem.
Na lista de locais a serem monitorados, além das seções eleitorais, estão os terminais de integração, paradas de ônibus, pontos estratégicos de ruas e avenidas com grande fluxo de pessoas e veículos. As forças policiais atuam em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) e Ministério Público (MP-MA).