ELEIÇÕES 2016

Pesquisas eleitorais mostram diferença nos resultados

Enxurrada de pesquisas mostram números bastante diferentes na corrida pela Prefeitura de São Luís

Há exatos 15 dias do embate final nas urnas pela cadeira de gestor do executivo municipal a partir de janeiro de 2017, o cenário desenhado pelas pesquisas de intenção de voto a prefeito de São Luís é de incerteza. Até o momento, quatro institutos de pesquisa já divulgaram seus prognósticos para o segundo turno e cada um deles apresenta resultados que diferem entre si.
Os institutos Data M e Econométrica apresentam o atual prefeito e candidato à reeleição pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), Edivaldo Holanda Júnior, à frente do deputado estadual pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN). Com resultados inversos, dando vitória à Eduardo Braide, aparecem os institutos Ibope e Escutec.
A pesquisa Econométrica, encomendada pelo Blog do John Cutrim, havia sido alvo de ação junto à justiça eleitoral para impedir sua divulgação. A coligação de Braide argumentou que houve vazamento dos resultados antes da data de divulgação, inviabilizando a credibilidade do instituto.
Julgado pelo juiz Adinaldo Ataídes Cavalcante, titular da 90ª Zona Eleitoral, os resultados foram finalmente divulgados pelo contratante da pesquisa, jornalista John Cutrim, na última sexta-feira (14).
Ímpar Pesquisas
Reafirmando seu compromisso com a apuração dos fatos e com a divulgação de conteúdos de qualidade aos seus leitores, o Grupo O Imparcial divulgará sua pesquisa de intenções de voto entre os dias 27 e 29 de outubro, às vésperas do pleito e com um panorama de confiabilidade.
No primeiro turno, a pesquisa realizada pelo Instituto Ímpar Pesquisas, fomentado por O Imparcial, foi a que mais se aproximou dos resultados finais da eleição. Todos os candidatos, exceto Eduardo Braide, flutuaram dentro da margem de erro prevista.
Confira um panorama das pesquisas já realizadas até o momento para o segundo turno:
Data M
O Instituto Data M divulgou ontem a sua primeira pesquisa de intenção de votos para prefeito de São Luís entre Edivaldo Holanda Junior (PDT), e Eduardo Braide (PMN). Na pesquisa estimulada, Edivaldo está com 53,7% de intenções de voto e Eduardo Braide com 42,7%. Não votariam em nenhum dos candidatos somam 2% e 1,6% não sabem ou não responderam.
Se considerados apenas os votos válidos, excluindo da mostra os votos brancos, nulos e os eleitores que se declaram indecisos, em procedimento idêntico ao utilizado pela Justiça Eleitoral para totalização dos votos, Edivaldo aparece com 55,7% das intenções de voto e Eduardo Braide com 44,3%.
Segundo a pesquisa 56,5% dos eleitores acreditam na vitória de Edivaldo. 32,8% veem Eduardo Braide vitorioso. 10,7% não sabem ou não responderam.
O levantamento foi realizado a pedido da TV Difusora e do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinduscon), e registrado na Justiça Eleitoral, sob o protocolo MA­02401/2016.
O Instituto Data M ouviu 800 pessoas, nos dias 10, 11 e 12 de outubro, em São Luís. A margem de erro da pesquisa é de 3,1% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.
Econométrica
O prefeito Edivaldo Júnior (PDT) tem 47,1% das intenções de votos e seria reeleito para mais um mandato à frente da Prefeitura de São Luís, segundo pesquisa do Instituto Econométrica, realizada entre os dias 7 e 8 de outubro. O candidato Eduardo Braide (PMN) tem 43% das intenções de votos. Não sabem ou não responderam 5,8% dos entrevistados, enquanto 4,1% disseram votar nulo ou branco.
A pesquisa, contratada pelo Blog do jornalista John Cutrim está registrada no sistema PesqEle da Justiça Eleitoral, sob nº MA-08531/2016. Foram realizadas 1.002 entrevistas e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos com intervalo de confiança de 95%.
Edivaldo lidera também a pesquisa espontânea. Ele obteve 45,5% das intenções de votos contra 41,4% de Eduardo Braide. Neste cenário, 3,2% disseram votar nulo ou branco e 9,9% não souberam ou não responderam.
Quanto à rejeição os candidatos praticamente estão empatados, segundo a pesquisa Econométrica. Edivaldo tem 37,5% de rejeição, enquanto Eduardo Braide é rejeitado por 36,6% dos entrevistados. O levantamento mostra ainda que 18,9% não rejeitam nenhum dos dois, 3,6% disseram não votar em nenhum dos dois candidatos e 3,4% não sabem ou não responderam.
Escutec
A primeira pesquisa do Instituto Escutec para medir as intenções de voto no segundo turno aponta para uma virada no resultado final do primeiro turno. Eduardo Braide aparece à frente, com 44,27%, contra 40,09% dos entrevistados apresentando preferência de votos por Edivaldo Holanda Junior. 6,64% declararam não votar em nenhum deles e 9% não responderam ou ainda não sabem em quem votar.
Se considerados apenas os chamados votos válidos Braide aponta com 52,48%. E Holanda Jr chega a 47,52%. A pesquisa Escutec foi contratada pelo jornal O Estado do Maranhão, registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-03647/2016.
O instituto Escutec também apurou a rejeição dos dois candidatos na disputa pela Prefeitura de São Luís. 36,27% declararam não votar no atual prefeito, Edivaldo Holanda Junior, já 29,64% declaram que não votar de modo algum no candidato do PMN, Eduardo Braide.
A consulta ouviu 1.100 eleitores, nos dias 10 e 11 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais, ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.
Ibope
Divulgada na última sexta-feira, a pesquisa Ibope encomendada pela TV Mirante também apontou Eduardo Braide à frente nas intenções de voto. O deputado estadual apresenta 51% dos votos, contra 43% para o atual prefeito e candidato à reeleição. Brancos e nulos somam 4%, não sabem ou não responderam são 2% dos entrevistados.
Se considerados apenas os votos válidos, Eduardo Braide aparece com 54% e Edivaldo Holanda com 46%.
O Ibope ouviu 805 eleitores entre 11 e 13 de outubro. A pesquisa foi registrada no TRE sob o protocolo MA-04580/2016. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias