Eduardo Braide surpreende e vai disputar 2º turno com Edivaldo Júnior
Candidato do PMN disparou na reta final e deixou os favoritos para trás. Ele vai disputar o segundo turno com o atual prefeito Edivaldo.
Por: O Imparcial
Foto: Eduardo Braide
Encerrada a apuração dos votos em São Luís. O segundo turno será entre o candidato a reeleição Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e Eduardo Braide (PMN). O resultado contrariou as pesquisas de intenção de voto que apontavam segundo turno entre Edivaldo e Wellington do Curso (PP), enquanto Eduardo Braide figurava no máximo na quarta colocação, atrás ainda de Eliziane Gama (PPS).
Com 100% dos votos apurados, o primeiro turno das eleições em São Luís ficou assim:
Edivaldo Holanda Júnior (PDT): 45,66%
Eduardo Braide alcançou: 21,34%.
Wellington do Curso (PP): 19,80%
Eliziane Gama (PPS): 6,19%
Fábio Câmara (PMDB): 3,63%
Rose Sales (PMB): 1,97%
Claudia Durans (PSTU): 0,82%
Valdeny Barros (PSol): 0,49%
Zeluis Lago (PPL): 0,09%
A virada de Eduardo pra cima de Wellington do Curso, o favorito ao 2º turno, ocorreu nos últimos dias de campanha. Até 10 dias da eleição, ele estava com menos de 6% dos votos. Com isso, a eleição deste ano contabiliza duas viradas surpreendentes: a primeira de Wellington sobre Eliziane Gama, que chegou a liderar a corrida no primeiro semestre, e a segunda de Eduardo sobre Wellington.
Em números absolutos, a votação ficou assim:
Edivaldo Holanda Júnior (PDT): 239.737
Eduardo Braide alcançou: 112.041
Wellington do Curso (PP): 103.951
Eliziane Gama (PPS): 32.500
Fábio Câmara (PMDB): 19.045
Rose Sales (PMB): 10.346
Claudia Durans (PSTU): 4.299
Valdeny Barros (PSol): 2.590
Zeluis Lago (PPL): 482
Surpresa negativa
Se Eduardo Braide foi a surpresa positiva do primeiro turno, o desempenho da candidata do PPS foi a surpresa negativa. Desde a última eleição, ela sempre foi apontada como a adversária capaz de bater o atual prefeito, Edivaldo Júnior. Ao longo da campanha, porém, tropeços de marketing e uma comunicação fraca prejudicaram o desempenho dela, o que acabou reduzindo sua votação a 32,5 mil votos. Como deputada federal ela teve mais de 130 mil votos.
Voo da galinha
Um voo de galinha. Assim pode ser identificada a participação do deputado estadual Wellington do Curso (PP) nas eleições de São Luís. Começou pequeno, cresceu e parecia consolidado para disputar o segundo turno com Edivaldo Júnior. Mas no fim da campanha, quando começou a ser confrontado nos debates, demonstrou despreparo e pouco conteúdo. O eleitor percebeu e sua campanha foi fortemente esvaziada no fim, embora tenha tido o forte apoio do PSB do senador Roberto Rocha.