Todas as pesquisas divulgadas na última semana da corrida eleitoral à prefeitura de São Luís apontam a vitória e consequente reeleição do candidato Edivaldo Holanda Junior (PDT), na disputa com o deputado estadual Eduardo Braide (PMN).
A pesquisa do Instituto Ímpar, divulgada na última quinta-feira, mostrou a consolidação de um cenário de reeleição do candidato do PDT, Edivaldo Holanda Jr., que vence com 52,6% dos votos, contra 37,4 dados para Eduardo Braide, uma diferença de quase 15 pontos. O Impar foi contratado pelo Grupo O Imparcial, que edita o jornal Aqui-MA. Eduardo Braide. Não sabem alcançam 4% e brancos, nulos e nenhum, 5,5%.
A pesquisa foi contratada pelo Grupo O Imparcial e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo MA-02071/2016. A margem de erro é de 3,0% para mais ou para menos, o nível de confiança é de 95% e o tamanho da amostra é 1100 entrevistados.
Ibope
O Ibope contratado pela TV Mirante, ouviu 805 eleitores entre os dias 25 a 27 de outubro na capital e constatou que 48% do eleitorado votam com Edivaldo e 44% irão com Eduardo Braide. De acordo com a pesquisa divulgada hoje, nos votos totais, Edivaldo Holanda tem 48% e Eduardo Braide 44%. Votos Branco/nulo/nenhum correspondem a 5 %. Já 3 % não sabe/não respondeu.
Nos votos válidos, Edivaldo alcançou 52% e Braide 48%. A pesquisa eleitoral foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral Maranhão (TRE-MA) sob o protocolo MA-03448/2016. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Pesquisa da TV Guará/Exata
A pesquisa do instituto Exata, contratada pela TV Guará, aponta oito pontos de vantagem ao candidato Edivaldo Holanda Júnior (PDT). No cenário estimulado, onde os nomes dos dois candidatos são apresentados, o candidato Edivaldo Júnior aparece com 49%, contra 41% do candidato Eduardo Braide (PMN). O levantamento ainda disse que 5% não vota em nenhum candidato e 5% não sabem.
Além disso, a pesquisa também quis saber se os eleitores ainda poderiam mudar o voto até o dia da eleição. A maioria, 83%, responderam que a decisão é definitiva, ou seja, não vai mudar até o fim da eleição.
A pesquisa Exata ouviu entre os dias 19 e 21 de outubro, cerca de 800 eleitores e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número MA-08089/2016. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e o grau de confiabilidade é de 95%.