O candidato à Prefeitura de São José de Ribamar, Julio Cesar de Sousa Matos, o Dr. Julinho, passa por um périplo para manter sua candidatura válida nas eleições de amanhã.
Em decisão monocrática, no dia 31 de agosto, proferida pela desembargadora Ângela Salazar, ela decidiu, após processo aberto pela coligação encabeçada pelo candidato Luís Fernando (PSDB), pela inaptidão da candidatura do ex-prefeito Ribamarense.
Recorrendo da decisão junto ao TRE-MA, Julinho novamente teve sua candidatura indeferida, sob o mesmo argumento de contas reprovadas durante sua gestão da maternidade Benedito Leite.
Em visita a O Imparcial, Dr. Julinho buscou esclarecer a seus eleitores sobre seu posicionamento de manutenção da candidatura e compromisso com o exercício da democracia em São José de Ribamar.
O candidato afirmou não ser réu condenado e transitado em julgado de nenhuma ação. “Tenho uma declaração negativa do Tribunal de Contas do Estado, certificando minha aptidão a concorrer, uma vez que não sou condenado por nenhuma das alegações a mim imputadas sobre prestação d contas julgadas negativas. Além disso, há decisão do STF, neste pleito, que entende que os tribunais de contas estaduais, mesmo julgando contas negativas, não podem gerar inaptidão à candidatura. O que busco é justiça em relação ao meu caso”.
Segundo Dr. Julinho, seu caso foi recorrido ao TSE por entender que a decisão tomada nas instancias locais não condiz com a justiça. “Acatamos a decisão, mas a julgamos injusta. Sou um cidadão honesto, cumpridor de meus deveres e que quero o bem da população. Recorremos da decisão para garantir um processo democrático na eleição de São José de Ribamar”. Afirmou.
Segundo o candidato, além da reabilitação de sua candidatura, foi pedido o cancelamento do pleito na cidade de São José de Ribamar, no intuito de haver tempo necessário para uma campanha justa. “Nosso jurídico pleiteia duas decisões junto ao TSE. Queremos que nossa campanha seja julgada apta e, além disso, o cancelamento das eleições em São José de Ribamar, para que haja tempo para uma campanha digna e justa, em que possam ser discutidas propostas e não uma série de mentiras e factoides sobre meu nome“, disse.
Questionado, o candidato afirmou ainda que seu desejo de manter a candidatura é uma atitude de respeito com seu eleitorado. “Meu compromisso é com o eleitorado, que sempre me acompanhou em todas as campanhas e conhece a minha honestidade e respeito com a coisa pública”.
Sobre o adversário, Dr. Julinho afirma que acredita estar sofrendo uma perseguição pessoal. “Nas duas vezes em que disputei as eleições com Luís Fernando, ele buscou meios de me impugnar desonestamente. Acredito que ele tenha medo de enfrentar as urnas comigo e sofrer uma derrota fulminante. Sou a favor da democracia, esse é o meu compromisso. Quero apenas que o povo possa ter seu direito de escolha respeitado”.