JUSTIÇA ELEITORAL

Deoclides Macedo terá votos para cargo de deputado federal reprocessados

No pleito de 2014, ele teve candidatura indeferida pelo TSE por conta de despesas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão efetua nesta quarta-feira, dia 26, às 14h30, o reprocessamento do resultado da eleição proporcional de 2014 para contabilizar os 56.171 votos recebidos pelo candidato Deoclides Antonio Santos Neto Macedo, que concorreu ao cargo de deputado federal. O reprocessamento cumpre decisão monocrática proferida pelo ministro do TSE Napoleão Nunes Maia Filho, relator do recurso ordinário 405-63.2014.6.10.0000.
Deoclides Macedo concorreu com o registro de candidatura indeferido pelo TSE por ele ter figurado como gestor ordenador de despesas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão. Ocorre que, em recente julgamento, o Supremo Tribunal Federal entendeu que é competência exclusiva das Câmaras Municipais julgar contas de prefeito.
“No caso, verifica-se, ainda, que a Câmara Municipal aprovou as mencionadas contas, tanto as de gestão como as de governo, concluindo-se, portanto, que, nos termos do entendimento do STF, ao ora requerente (Deoclides Macedo) não incide a inelegibilidade prevista na alínea ‘g’ do inciso I do artigo 1º da LC 94/90”, decidiu o ministro.
Quem ocupa a vaga
A recontagem altera a disposição dos parlamentares na Câmara Federal. Nesse caso, Julião Amim (PDT) assumiria em lugar de Alberto Filho (PMDB). Entretanto, como Amin é titular da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres) do Governo do Estado, o próprio Deoclides Macedo assume a vaga de deputado federal.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias