ELEIÇÕES 2016

Conheça o trabalho do mesário

Mesário, fiscal e presidente de zonas eleitorais são essenciais para o funcionamento do pleito.

Para a realização das eleições, são precisos candidatos, eleitores, segurança dos locais de votação, porem um dos personagens mais importantes para que o pleito eleitoral aconteça é o mesário, responsável por receber os eleitores e consolidar a votação nas respectivas zonas eleitorais.
O mesário é um representante da Justiça Eleitoral perante sua comunidade. Responsável por fiscalizar e orientar os trabalhos relativos às votações nas seções eleitorais, o mesário é um representante da Justiça Eleitoral, que pode desempenhar esta função sob duas condições: a partir do seu voluntariado ou convocado para desempenhar tal papel. Qualquer eleitor pode participar do programa mesário voluntário acessando o site do TRE no período antes das eleições e se candidatando.
A divisão nas zonas eleitorais se dá por hierarquias de responsabilidades, sendo que em cada seção eleitoral deve haver: um presidente, um 1º mesário, um 2º mesário e um secretário. O presidente é a autoridade máxima dentro da seção eleitoral, responsável por manter a organização e a ordem do espaço. O 1º e 2º mesário (nesta ordem) substituem o presidente da seção em sua ausência. Por fim, o secretário é o responsável por preencher a ata da mesa receptora de votos. Os ficais fazem parte dos partidos e tem uma função específica nas votações, estando registrados, os fiscais de partido ou de coligação são admitidos pelas mesas receptoras de votos para fiscalizar a votação, formular protestos e fazer impugnações, inclusive sobre a identidade do eleitor.Toda essa equipe trabalha em sintonia para garantir o andamento das votações.
O estudante de enfermagem, Lucas Sales conta que já há três anos atua como mesário na 2° zona, seção 049, e ressalta que a primeira vez foi voluntária seguida das convocações em eleições seguintes. “Eu sempre tive essa vontade de ajudar ao próximo, e trabalhar nas eleições é uma oportunidade de servir a democracia e fazer parte da história”, conta Lucas Sales. Ele diz que além dos benefícios em ser mesário, como vantagens em concursos e folga no trabalho a oportunidade de ajudar pessoas a exercer um direto é recompensante.
Keila Melo, é Chef de cozinha e já tem uma longa história no local de votação onde é presidente de Zona, ela conta que foi o primeiro local que votou quando tinha 18 anos, e que depois disso foi mesária em todas as eleições. Hoje com 39, já tem mais de vinte anos trabalhando como mesária. “Eu gosto pra caramba, principalmente por que a sessão é bem tranquila, todas as vezes é tudo tranquilo e a gente sempre tenta ajudar os idosos que chegam, e receber todo mundo bem”, explica Keila Melo.
A assistente administrativa Kátia Regina, 38 é a fiscal da sessão e conta que é a primeira vez que está trabalhando nas eleições, e como representante de partido está contente em participar do processo eleitoral. “O meu papel é fiscalizar se esta correndo tudo certo, e o pessoal que está aqui também são muito legais, então está sendo uma boa experiência”, conta Kátia.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias