O presidente do TRE, desembargador Lourival de Jesus Serejo Sousa, iniciou a coletiva enaltecendo o trabalho da Justiça Eleitoral e parabenizou a imprensa pelo trabalho exercido até o momento nas eleições. “Registro inicialmente nossos agradecimentos à impressa maranhense, que nessas eleições prestou uma contribuição muito grande para nós e para os eleitores, prestando todas as informações, tanto no aspecto técnico e critico. Estamos às vésperas das eleições 2016, eleições essas marcadas por peculiaridades nunca antes registradas, mas estamos confiantes no serviço de preparação, que vem sendo feito há um ano, um serviço feito nos mínimos detalhes. Estamos confiantes para o dia 2 de outubro e com certeza teremos boas eleições”.
Um grande esquema tem sido desenvolvido a pouco mais de um ano, para que as eleições 2016 possam transcorrer sem grandes problemas e caso ocorram possam ser logos resolvidos.
“Estivemos reunidos durante o período da manhã, com todas as forças de segurança do estado inclusive as forças federais que aqui atuam de modo que agente vem planejando a atuação dessas forças em todo Estado. O importante das tropas é a de compartilhamento de informações”, disse o incumbido de coordenar o comitê de segurança desembargador Barros.
Barros aproveitou para reforçar a importância do apoio do Governo do Estado com a disponibilização de tropas. Ao todo estarão trabalhando nas eleições 18 delegados da Polícia Federal e suas equipes de policiais; 400 delegados da Polícia Civil; 7 mil homens da Polícia Militar; além das Tropas Federais que foram para 44 municípios.
“Essa parceria aconteceu de modo que agente entende através do trabalho feito com antecedência que o grande trabalho no que se fala de segurança é o de prevenção, pois a reação sempre é mais difícil. Para isso tivemos a preocupação de chamar todas essas forças”, pontou Barros.
Para garantir a tranquilidade nas eleições, foram colocados à disposição do TRE 44 juízes auxiliares cobrindo fisicamente todos os municípios do Maranhão, em conjunto com os Juízes eleitorais em todas as juntas, também foram criadas mais 16 juntas especiais com 16 promotores especiais.
Tiago Ferreira, procurador regional, acredita também no sucesso das eleições. “Esperemos eleições seguras e limpas, e gostaria de confirmar o ministério publico para fiscalizar as eleições. Para que as eleições ocorram sem nenhuma irregularidade estamos esperando a atuação das forças de segurança do estado assim como membros do Ministério Publico eleitoral que estão espalhados por todo estado, todas as medidas em relação a julgamentos eleitores possam acontecer. Esperamos que todos os eleitores possam estar tranquilos”, disse.
Lourival Serejo voltou a reforçar o crescimento do eleitorado no Maranhão. Para ele, o aumento no número foi de 3 a 5% em todo estado. Além disso, essas eleições são consideradas híbridas, pois alguns municípios tem biometria enquanto outros não.
Sobre a aplicação da Lei da Ficha Limpa, Serejo garantiu que o TRE fez de tudo para que a lei fosse cumprida. Sem deixar de acatar as decisões judiciais que diziam o contrário.
“O Tribunal desde quando começou os julgamentos aplicou a Lei da ficha limpa, só não aplicou quando o cidadão tinha uma decisão judicial da justiça comum que suspendia os efeitos da condenação advindas do seminário de contas ou mesmo da Justiça Estadual. Não podemos negar a eficácia das decisões podemos a te não concordar mais temos que aceitar”, completou.
“Essa eleição é realmente nova, nós até a qualificamos de experimental. Porque diante desse corte de gastos, diante da proibição do financiamento de empresas, trouxe uma repercussão muito drástica no procedimento dos candidatos. Se fizer um percurso nas cidades interior, é possível ver uma campanha estiolada. É possível ver uma mudança, se ver uma eleição bem moderada”, disse o presidente.
O site do TRE e aplicativos serão utilizados para tirar dúvidas e também será um grande aliado para as denúncias. “O cidadão tem participação fundamental nesse processo e os canis na internet como o aplicativo pardal o portal do Ministério Publico, vão estar ai para aproximar o cidadão dos órgãos de fiscalização eleitoral”, disse Tiago.
Por fim, Serejo ressaltou a tranquilidade para a realização das eleições e encerrou a coletiva
“Estamos confiantes, estamos preparados para enfrentar todos os problemas que possam surgir; tecnicamente, de segurança, nos preparamos nos mínimos detalhes para enfrentar.Temos certeza que teremos uma boa eleição”, finalizou.