Em coletiva realizada na manhã desta sexta-feira, dia 30, os desembargadores Lourival Serejo, presidente do TRE–MA e Raimundo Barros (vice-presidente e corregedor), explicaram como funcionará a segurança dos locais de votação, bem como urnas e eleitores que se dirigirão às suas respectivas zonas. A distribuição das urnas eletrônicas que deveria ter sido feita nesta manhã, mas foi cancelada também foi o assunto discutido durante a coletiva.
O presidente do TRE-MA, desembargador Lourival Serejo, em entrevista ao O Imparcial após a coletiva explicou como será garantido o exercício das votações de 2016. “Fizemos um reunião com todas as forças de segurança do estado para garantir à população realização do pleito com a maior segurança. Todas as medidas possíveis serão tomadas para garantir essa segurança com todas as forças disponíveis, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Exército e agora estamos requisitando também Aeronáutica e Marinha”, destacou Lourival Serejo.
Sobre a distribuição das urnas eletrônicas, Lourival Serejo explicou que a não realização do transporte aconteceu por medida de segurança, e que a distribuição ocorrerá normalmente no sábado. “A distribuição acontece no sábado com todo o aparato de segurança disponível para que seja tudo preparado evitando qualquer distúrbio possível”. O presidente do TRE-MA garantiu que o processo eleitoral acontecerá com tranquilidade e que o atraso na entrega das urnas não afeta a realização das eleições de nenhuma forma. “Garanto que as eleições acontecerão de forma tranquila, tudo que é possível se organizar e preparar para que seja enfrentado qualquer distúrbio está sendo feito”, Conclui Lourival Serejo.
A segurança será garantida por 850 militares que serão distribuídos em zonas eleitorais dentro do estado com o apoio das forças de exercito do 24° Batalhão de Infantaria Leve da Capital e 50° Batalhão de Imperatriz e tropas do estado do Pará.