A sessão plenária da Câmara Municipal de São Luís marcada para esta quarta-feira, dia 14, não aconteceu por falta de quórum. É necessário o mínimo de 16 vereadores presentes durante a sessão, obedecendo a Lei Orgânica da Casa. Porém, poucos vereadores compareceram. Uma situação recorrente nos últimos dias. Com os feriados da Independência e o aniversário de São Luís na última semana, o número de sessões não realizadas aumentou ainda mais. Praticamente duas semanas sem discussões na Câmara.
De acordo com o vereador Nato (PRP), o esvaziamento na Câmara já dura aproximadamente três sessões e que o provável motivo, seja a aproximação das eleições, já que grande parte dos vereadores estão em campanha eleitoral para reeleição.
“Acredito que o motivo seja por conta da campanha que ficou muito curta e 80% dos vereadores estão buscando reeleição. Eu acredito que nesse momento está todo mundo em busca dos votos, até pelo pouco tempo de duração da campanha. Estamos tendo essa dificuldade aqui na Casa para se fazer sessões”, afirma o vereador Nato.
Para a vereadora Luciana Mendes (PP), o esvaziamento da Casa se dá por conta de atividades externas parlamentares desenvolvidas pelos vereadores, como por exemplo, visitas à comunidades.
“Hoje ainda não tivemos quórum suficiente para debater as matérias que estão em pauta, discutir os assuntos da cidade, uma vez que os vereadores não tem comparecido à Casa. Muito provavelmente a causa seja atividades externas neste parlamento e também a aproximação das eleições”, comenta a vereadora Luciana Mendes.
A Câmara
O legislativo da capital é composto por 31 vereadores. Desse número, apenas cinco não disputam o pleito à permanência na casa.
São eles:
Rose Sales (PM), candidata a prefeita
Fábio Câmara (PMDB), candidato a prefeito
José Joaquim (PSDB), candidato a vice-prefeito
Roberto Rocha jr (PSB), candidato a vice-prefeito
Nato (PRP)