As entidades empresariais do comércio de bens, serviços, turismo, indústria e agricultura do Maranhão realizam na próxima terça-feira, dia 13, às 19h, o Encontro da Classe Empresarial com os Candidatos a Prefeito de São Luís. O evento será realizado no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana e vai receber os candidatos Edivaldo Holanda Júnior (PDT), Eliziane Gama (PPS) e Wellington do Curso (PP). Conforme o comunicado das entidades empresariais, o critério para escolha destes candidatos é que são os três com maior intenção de votos na corrida eleitoral.
As entidades empresariais que promovem o encontro são a Associação Comercial do Maranhão (ACM), Associação de Jovens Empresários (AJE), Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL), Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio) e Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), com apoio do Sebrae.
Para o presidente da Fecomércio-MA, José Arteiro da Silva, “o principal interesse nesse momento é identificar as melhores propostas do plano de governo de cada concorrente, além da possibilidade de abrir um importante canal de diálogo entre os candidatos e a classe empresarial”, explicou.
Não será debate
Segundo as regras estabelecidas, o evento não terá caráter de debate. Cada candidato terá a oportunidade de responder a uma série de perguntas sobre temas como educação básica, indústria, comércio formal, comércio informal, empreendedorismo, infraestrutura, serviços, saúde, turismo, agricultura e abastecimento.
A ordem de apresentação de cada candidato será definida por sorteio, na presença dos concorrentes no dia do evento. O manual de regras do encontro estabelece ainda que as considerações e apresentações de cada candidato devem ser feitas em até cinco minutos. No total, serão 11 rodadas de perguntas, cujo teor será o mesmo para os três pleiteantes ao cargo.
“Vamos discutir, em conjunto com os prefeituráveis, questões como mobilidade urbana, disciplinamento e ordenamento do uso do solo e educação, que são assuntos que tem impacto direto sobre os nossos negócios. Queremos não só ver o que eles têm a oferecer, mas também mostrar-lhes sugestões e anseios dos empresários”, afirmou Edilson Baldez, presidente da Fiema.
Ao final do encontro, as entidades empresariais irão entregar aos candidatos o documento “Agenda para o desenvolvimento de São Luís (2017-2020)” elaborado pelas entidades promotoras do evento com suas respectivas reivindicações.