A rodada de entrevistas realizada pelo grupo O Imparcial recebeu, no dia do aniversário de São Luís, o atual prefeito da cidade e candidato à reeleição, Edivaldo Holanda Junior, do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Com duração de uma hora, dividida em quatro blocos temáticos, a transmissão ao vivo pela fanpage de O Imparcial foi conduzida pelo diretor de redação do jornal, Raimundo Borges, juntamente com a jornalista Lisiane Martins.
Edivaldo Holanda Junior abriu a entrevista destacando as dificuldades do início do mandato, em virtude de débitos da gestão anterior. “Assumimos a prefeitura em 1º de janeiro de 2013 em um cenário de completo caos. Entre compromissos não pagos e problemas com folha salarial, a dívida geral era próxima de R$ 1 bilhão. Nossa primeira ação foi reconstruir a administração municipal”, afirmou.
Mobilidade Urbana e gestão dos resíduos sólidos
O atual prefeito falou ainda das ações desenvolvidas no sentido de melhorar o trânsito na capital, bem como avanços na questão sanitária, como a eliminação dos lixões e a criação dos ecopontos. “Fizemos intervenções importantes no trânsito da cidade. Soluções de baixo e médio custo que obtiveram resultados práticos na fluidez do trânsito. Além disso, conseguimos adequar São Luís à legislação de resíduos sólidos, com a implantação de um aterro sanitário, que fica em uma cidade vizinha à nossa, e extinção dos lixões. Importante ressaltar o papel dos ecopontos, locais de coleta e seleção dos resíduos recicláveis, que além de garantir o respeito ao meio ambiente, contribuem para a criação de empregos e renda pelas cooperativas de reciclagem”, disse.
Saúde
O prefeito apresentou destacou as ações que pretende realizar, caso seja reeleito. “Reativamos o Hospital da Mulher, na área Itaqui-Bacanga, implantamos a Unidade Básica de Saúde do Filipinho, especializada na saúde do homem; estamos reconstruindo o Hospital da Criança, na Alemanha, que acrescentará mais de 90 leitos aos já existentes, específicos para o atendimento infantil e temos realizado um trabalho forte na atenção básica e na modernização e descentralização do sistema de marcação de exames e consultas, garantindo mais dignidade à população”, disse.
O prefeito afirmou que, se eleito, buscará ampliar a rede de atendimento. “Tivemos dificuldades na captação de recursos, mas estamos em fase de planejamento e licitação para um novo hospital, por meio de parceria público privada [PPP], além disso, estamos construindo, na Zona Rural, uma unidade de atendimento 24 horas”, ressaltou.
A próxima transmissão acontece na terça-feira, dia 13, às 14 h. O entrevistado da vez será o candidato do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Valdeny Barros.