Na reta final para as eleições municipais, uma das maneiras que o eleitor tem para se inteirar das propostas dos candidatos são os debates realizados pelas emissoras de televisão. Cada veículo elabora as normas do debate de acordo com a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em consonância com regras elaboradas pela própria emissora.
Em São Luís, o primeiro debate foi realizado pela TV Guará, na última quinta-feira, dia 22. Segundo as regras estabelecidas, tiveram direito a participação os quatro candidatos com representatividade na Câmara dos Deputados e os dois candidatos com maior intenção de voto a partir da pesquisa encomendada ao Instituto Exata. Participaram os candidatos Welington do Curso (PP), Eliziane Gama (PPS), Eduardo Braide (PMN), Fábio Câmara (PMDB) e Rose Sales (PMB). Edivaldo Holanda Junior (PDT) não compareceu ao debate.
O próximo debate seria realizado pela TV Difusora, nesta terça-feira, dia 27. De acordo com as regras estabelecidas, só poderiam participar os candidatos com nove ou mais representantes na Câmara dos Deputados.
Impossibilitado por não cumprir o requisito de representação, a assessoria jurídica do candidato Eduardo Braide (PMN) entrou com mandato de segurança para garantir sua participação. A decisão é do juiz eleitoral Eduardo Moreira, que estava no plantão do TRE-MA na manhã de hoje e deu parecer favorável ao candidato.
A direção de jornalismo da TV Difusora, pela manhã, havia confirmado a realização do debate com o cumprimento da decisão judicial. Depois cancelou o evento alegando inviabilização para reorganizar sua programação.
O último debate será realizado pela TV Mirante na quinta-feira, dia 29. Segundo as regras, participarão os quatro candidatos com maior representatividade em Brasília e os candidatos que obtiverem mais de 5% das intenções de voto em pesquisa encomendada pela emissora.