Lidiane Leite (PP), 25 anos, voltou a tomar posse hoje do cargo de prefeita do município de Bom Jardim, a 275 km de São Luís.
A cerimônia de posse aconteceu na Câmara Municipal de Bom Jardim com a presença de vereadores e representante de diversos partidos.
A prefeita afastada deveria retornar ontem ao cargo, mas teve que pedir autorização à Justiça Federal, devido a uma decisão anterior, que proibia Lidiane Leite de ter acesso ao prédio da prefeitura da cidade, bem como as dependências das secretarias municipais.
Conforme Decisão da Justiça, o presidente da Câmara do Município de Bom Jardim, Arão Silva (PTC), por meio de ofício do dia 05 de agosto de 2016, convocou a ex-gestora para tomar posse no cargo de prefeita.
O juiz José Magno Linhares Moraes, da 2º Vara Federal, revogou a medida cautelar proibitiva que impedia Lidiane Leite de ter acesso as dependências prefeitura da cidade.
O vereador Arão Silva (PTC), presidente da Câmara do Município de Bom Jardim, conduziu o ato de posse levando Lidiane de volta ao cargo de prefeita do qual foi afastada após acusação de desvio de verbas da merenda escolar, provindos de recursos federais.
Outro lado
A vice-prefeita Malrinete Gralhada, que administrou Bom Jardim durante o afastamento de Lidiane Leite, teve a candidatura para prefeitura oficializada pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) na última sexta-feira, dia 05, durante convenção para definir as eleições 2016. A reunião aconteceu na Casa de apoio do Cras, em Bom Jardim.
Malrinete Gralhada terá como vice o Sr. ‘Biga’ muito conhecido na região sul de Bom Jardim.
Na convenção estiveram presentes o senador João Alberto, o Deputado Federal João Marcelo.
Prisão de Lidiane Leite
Lidiane Leite ficou foragida por 39 dias após ter a prisão decretada pela Polícia Federal por suspeita de irregularidades em contratos em sua gestão como prefeita de Bom Jardim. Ela foi presa no dia 28 de outubro de 2015, ficando detida por 11 dias, sendo liberada pela Justiça sob a condição de uso de uma tornozeleira eletrônica.