ARTE

Lançamento da obra ‘Artesanato no Maranhão: práticas e sentidos’

O livro promete abordar desde a relação do cotidiano até prováveis soluções para artesãos contemporâneos

Hoje, dia 25, será lançada a obra “Artesanato no Maranhão: práticas e sentidos”, a partir das 18 horas, na Casa do Maranhão. A obra surgiu com a ideia de professores de vários departamentos da UFMA e IFMA, além do egresso de alunos da Pós-Graduação em Design. O livro reúne artigos com resultados de pesquisas desenvolvidas pelos autores, trazendo múltiplos olhares e um amplo panorama sobre o tema, passando pelas ciências dos materiais, design, sociologia e antropologia.
A obra
O livro foi dividido em quatro partes, trazendo 11 artigos que foram divididos nesses quatro subtemas. O primeiro é chamado de ‘Simbólico’, onde vemos uma perspectiva mais da tradição do artesanato. A segunda é chamada de ‘Trabalho’, onde há pesquisas que estudam, por exemplo, o que vem acontecendo com a produção artesanal ao longo dos tempos. A terceira parte se chama ‘Sustentabilidade’, onde há pesquisas que buscam compreender a relação do trabalho artesanal junto à sustentabilidade. E por último temos a parte chamada ‘Ensino’, onde os autores focam no artesanato contemporâneo, onde vemos e a inserção de novos materiais, técnicas e novos produtos.
Sobre o título da obra e o termo “práticas e sentidos”, a professora e também uma das autoras do livro, Luciana Caracas, de 53 anos, diz que “esse nome foi dado porque temos toda uma relação com o cotidiano, com a realidade do dia a dia. Ou seja, temos a relação prática quando buscamos a questão do trabalho, produção, e de talvez buscar até mesmo por melhorias. O termo sentidos carrega consigo um aspecto simbólico que vários artigos que estão dentro da obra abordam, de forma mais subjetiva”.
Os textos representam a visão, o conhecimento e a experiência de profissionais envolvidos com a cultura do artesanato, apresentando uma percepção complexa e despida de conceitos mais fechados.
Havendo um estranhamento a partir do momento em que professores de Design abordam tal tema, a professora Luciana ainda explica “o Design está ligado a qualquer tipo de produção do ser humano. Nós vemos que no nosso estado há uma potencia muito grande para a criação deste tipo de trabalho, mas há uma falta de suporte e apoio. A Universidade e esse livro vêm com esse aspecto de apresentar possibilidades, desde o ensino ao desenvolvimento e criação de artesanato”.
O livro foi produzido em mais ou menos um ano, sendo que os artigos que compõe o livro já estavam sendo produzidos. A obra final foi financiado pelo edital APUB/2015, da FAPEMA, conta com prefácio do gestor do Programa do Artesanato Brasileiro (Promoart), Ricardo Gomes Lima.
O artesanato
O artesão e a economia, a relação do artesanato e design, a cerâmica e a criação de revestimentos especiais são alguns dos temas abordados no livro. Raquel Noronha, professora de Design e também autora do livro, “o fortalecimento das relações entre artesanato e design significa criar oportunidades para a criatividade, para o desenvolvimento de uma sociedade mais humanizada e sustentável”.
Com estudos realizados em locais como o Quilombo de Itamatatiua e a região de Rosário, os autores trarão vertentes sobre diferentes tipos de peças artesanais, desde as tradicionais, até as chamadas contemporâneas, que podem ser modificadas, melhor trabalhadas e inseridas em um mercado para venda e multiplicação.
A idealização de trabalhar com artesanato voltado ao estado do Maranhão foi dada em consenso. “O artesanato no Maranhão já teve o seu período de glória. Muitos grupamentos estão tendo uma diminuição no trabalho artesanal. Essa produção é um modo de trabalho e renda, de inclusão social e os materiais no Maranhão tem uma qualidade muito boa, mas apesar de tudo isso está havendo uma diminuição no trabalho voltado ao artesanato aqui”, como conta a professora Luciana.
Lançamento
Valorizando o caráter multidisciplinar do produto artesanal, a partir de estudos no contexto maranhense, Luciana fala sobre a expectativa do lançamento do livro. “O desejo é que o livro chegue a todas as pessoas, se possível até em um nível nacional. Mas é um livro com uma leitura mais cientifica. A ideia é fazer ciência com isso, o que nos dá um público mais especifico, como pessoas que gostam de artesanatos e jovens universitários a professores. Esse é o nosso público principal, mas o livro é pra todos”, ressalta.
O lançamento acontecerá hoje, dia 25, na Casa do Maranhão, localizada no Centro da cidade. No coquetel de lançamento do livro haverá a exibição de alguns elementos surpresas, como um vídeo, montado pela professora Raquel Noronha, e exposição fotográfica destacando os bastidores das pesquisas, os artesãos e os autores.
Serviço
O quê: Lançamento do livro “Artesanato no Maranhão: práticas e sentidos”
Quando: Quinta-feira, 25 de agosto, às 18h
Onde: Casa do Maranhão, Centro de São Luis
Organizadores/autores: Denilson Santos, Raquel Noronha, Luciana Caracas, Glauba Cestari;
Autores: Paulo Keller, Patrícia Silva, Márcio Guimarães, Camila Andrade, Samuel Benison, Rosilene de Lima, Joana Golin.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias