ELEIÇÕES 2016

Idosos divididos sobre votar ou não votar

Nas ruas de São Luís, os idosos andam divididos quanto à sua presença nas urnas em outubro durante as eleições municipai

Dos 659.779 eleitores ludovicenses aptos a votar em 2016 segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), cerca de 21.2017 destes tem mais de 70 anos. Esse é um cenário que vem se repetindo nos últimos anos em todo o Brasil. Nos últimos dois períodos eleitorais, o número de idosos acima dos 70 anos é expressivo. Em 2010, foram 15,29% em 2014 17,01%. Esse dados são reflexo do aumento da faixa etária da população brasileira. O que chama a atenção é que acima de 70 anos o voto é facultativo.
Nas ruas de São Luís, os idosos andam divididos quanto à sua presença nas urnas em outubro durante as eleições municipais. Há quem diga que votar é necessário por se tratar de um ato de democracia. E tem também aqueles que enxergam no momento político do país um motivo para abrir mão do voto.
“Eu vou votar, porque existe democracia, disse seu Raimundo Ferreira, 70 anos, que é contador e não tem mais a obrigatoriedade de votar.Diferente dele há quem pense que não tem porque participar deste momento do país.”Deixei de votar porque a malandragem é demais”, falou Josias Carvalho, 74 anos, ex-maquinista.
Com opiniões divididas ou não é certo que a população idosa de São Luís ainda participa ativamente do debate político. Resta saber se em 2016 haverá crescimento no número de votantes ou se uma queda será registrada.
Quem também cresceu em números foi a juventude brasileira. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mais de dois milhões de jovens tiraram o Títutlo de Eleitor. Um aumento de 41% em comparação com 2014 quando apenas 1.638.489 de jovens menores de 18 anos votaram.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias