Eleições 2016

Candidatos comentam pesquisa O Imparcial

Candidatos avaliam resultado da primeira consulta de O Imparcial sobre a intenção de voto do eleitorado na capital

Após a divulgação, no domingo, dia 28, da primeira consulta de O Imparcial sobre a intenção de voto do eleitorado na capital maranhense, candidatos comentaram os números.
Para Fábio Câmara, candidato do PMDB, o resultado demonstra que, por mais que a minirreforma eleitoral de 2015 (Lei 13.165) tenha focado na redução das disparidades econômicas e financeiras entre candidaturas, a força e o peso da máquina administrativa ainda são determinantes. “Os nossos 3,05% (pesquisa estimulada) e 1,22% (espontânea) refletem também o momento sobre o qual pairou a nuvem da dúvida se sairíamos mesmo candidato a prefeito de São Luís, ou se iríamos concorrer à reeleição de vereador”, disse Câmara. “Mas é a partir de agora que o voto passará a ser definido e/ou redefinido”, finalizou o peemedebista.
O argumento é semelhante ao da candidata da coligação São Luís de Verdade, Eliziane Gama (PPS). Segundo ela, a pesquisa faz uma avaliação de tendência eleitoral apenas para este momento. No entanto, com base na confiança em sua campanha eleitoral e na consolidação de projetos de governo, a candidata afirma que prevê o fortalecimento de sua campanha no primeiro turno e o encaminhamento do pleito para o segundo turno.
O Imparcial tentou contato com as assessorias de todos os demais candidatos, no entanto, até a publicação desta reportagem, não obteve resposta.
A pesquisa foi contratada pelo Grupo O Imparcial junto ao Instituto Ímpar Pesquisas e registrada na Justiça Eleitoral no dia 23 de agosto com o protocolo MA-02095 no TRE-MA.
Foram ouvidas 1.146 pessoas em 108 bairros da capital, incluindo a zona rural. O levantamento foi realizado entre 18 e 25 de agosto, a margem de erro é de 3,0% para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O plano amostral segue o método da amostra aleatória simples para a proporção. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Na pesquisa estimulada, o atual prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) aparece à frente com 23,65%, seguido pela deputada federal Eliziane Gama (PPS), que tem 18,50%; e pelo deputado estadual Wellington do Curso, com 16,58%, que estão empatados tecnicamente. No segundo pelotão, a vereadora Rose Sales (PMB) teve 4,36%; o deputado estadual Eduardo Braide (PMN), 3,32 %; o vereador Fábio Câmara (PMDB), 3,05%; e ZeLuis Lago (PHS), tem 2,01%. Mais atrás vêm Cláudia Durans (PSTU), com 0,44%; Valdeny Barros (PSOL), com 0,26%.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias