ELEIÇÃO NA CÂMARA

Rodrigo Maia e Rogério Rosso disputarão segundo turno

Os deputados foram os mais bem votados na eleição desta quarta-feira no Plenário

Os deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Rogério Rosso (PSD-DF) disputarão o segundo turno da eleição da presidência da Câmara dos Deputados. Maia conseguiu 120 votos, enquanto Rosso conquistou 108. Os dois foram os candidatos mais votados da sessão desta quarta-feira dia 13, realizada no Plenário da casa.
Após o resultado, o presidente em exercício Waldir Maranhão (PP-MA) anunciou uma pausa de uma hora da sessão. No segundo turno da votação, os dois candidatos terão novamente 10 minutos para discursar. Em caso de empate, será eleito o candidato mais idoso entre os de maior número de legislaturas na casa.
Discursos
O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi o primeiro a falar na tribuna. “É preciso perseguir uma boa governança. Palavra empenhada é palavra cumprida. Essa é a essência do parlamento”, afirmou. O candidato ainda citou o presidente em exercício Michel Temer (PMDB) e o senador Aécio Neves (PSDB). Maia ultrapassou os 10 minutos, teve o microfone cortado, pediu desculpas e votos aos deputados presentes.
Sem voz, Rogério Rosso (PSD-DF) falou sobre as horas que se dedicou à campanha e disse que “não pretende inventar a roda, mas trabalhar com simplicidade e estabilidade”. “Independente de quem vença, a foto que nós temos que tirar aqui, de todos os candidatos e candidatas, é uma foto de mãos dadas para dizer que a partir de agora começa uma nova Câmara dos Deputados”, afirmou. Rosso ainda prometeu integrar as diferentes frentes parlamentares da casa, como a bancada feminina.
Perfil
Nomeado deputado pela primeira vez em 1999, ainda pelo DEM, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), de 46 anos foi indicado por Cunha como relator de importantes projetos, como o da reforma política. Nesta eleição, no entanto, não é um dos favoritos do ex-presidente da Casa. Maia integra a base aliada do presidente em exercício Michel Temer e deve contar com o apoio de parlamentares do PPS, PSDB, PSB, além dos colegas de partido.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias