O Instituto DataM divulgou neste domingo pesquisa sobre a intenção de voto para prefeito de São Luís. O Instituto ouviu 1,2 mil eleitores, entre os dias 18 e 21 de julho. O levantamento tem margem de erro de 3,1% para mais ou para menos e foi encomendado pela TV Difusora e pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinduscon). A pesquisa é registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-07213/2016.
Na pesquisa estimulada, aquela na qual o entrevistador cita os nomes dos candidatos, o atual prefeito e de São Luís Edivaldo Holanda Júnior obteve 25,7% das intenções de voto. Ele é seguido por Eliziane Gama (PPS), com 19%; Wellington do Curso (PP), 12,8%; Bira do Pindaré (PSB), que tem 7,5%; Rose Sales (PMB), com 3% e Fábio Câmara (PMDB) que ficou com 2,7% das intenções de voto.
Já na pesquisa espontânea, na qual o entrevistador aguarda que o eleitor lembre os nomes, Edivaldo Holanda Júnior também aparece em primeiro lugar com 12,3% das intenções de voto; mas seguido de Wellington do Curso com 4,3%; e depois Eliziane Gama 4%; Fábio Câmara tem 0,9%, Bira do Pindaré, 0,7% e Rose Sales 0,5%.
O levantamento do DataM também aponta Edivaldo Holanda Júnior como o mais votado nas simulações de segundo turno. Na simulação de disputa entre Edivaldo Holanda Júnior e Eliziane Gama, a atual prefeito teria 35,5% das intenções de voto e Eliziane, 32,1%. Em outro cenário, caso Edivaldo Holanda Júnior disputasse com Wellington do Curso, o pedetista venceria com 37,6%, enquanto Wellington teria 31,3%.
No quesito rejeição, Edivaldo aparece com 25,9%, em segundo, Eliziane Gama, com 13,6%, seguido de Bira do Pindaré 7,8%, Wellington do Curso 4,3%, Fábio Câmara 3% e Rose Sales 2,4%.