ELEIÇÕES

Mapa eleitoral dos principais polos do Maranhão

O Imparcial realizou um levantamento e mostra como estão os cenários nos principais municípios do estado, de seis mesorregiões

As eleições deste ano prometem uma verdadeira batalha pela principal cadeira dentro dos municípios, a da prefeitura local. Em muitas cidades, a corrida não deve ser agressiva e disputada, mas, quando nos remetemos às principais cidades, as agitações não só já estão sendo feitas há meses, como aumentam a cada dia mais com a proximidade do pleito.
O Imparcial realizou um levantamento e mostra como estão os cenários nos principais municípios maranhenses, pertencentes a seis mesorregiões do estado. Para critério de organização, os pré-candidatos estão organizados por ordem alfabética (in box), segundo o nome público usado por eles.
São Luís (região metropolitana)
O foco maior está na capital do Estado, onde existe um grande número de postulantes ao cargo máximo. A lista conta com nomes já confirmados na briga e outros que ainda buscam se firmar.
Confirmados, até o momento, Edivaldo Holanda Jr (PDT), Eduardo Braide (PMN), Eliziane Gama (PPS), João Bentivi (PHS), Rose Sales (PMB), Wellington do Curso (PP) e Zeluis Lago (PPL). Nesta relação, inclusive, aparecem os três que estão ocupando as primeiras posições em todas as pesquisas feitas (Edivaldo, Eliziane e Wellington). Para muitos, outros quatro pré-candidatos parecem ser aventureiros (Bentivi, Braide, Rose e Zeluis), mas eles têm feito uma peregrinação nos bairros de São Luís, conversando em reuniões particulares, em busca de adeptos ao projeto político que possuem. Juntos, podem tirar votos importantes de quem está lá na frente – e não se descarta a possibilidade de crescimento nos próximos meses.
O deputado Bira do Pindaré (PSB) e o vereador Fábio Câmara (PMDB) ainda buscam se firmar. Para ambos, o problema está dentro do partido, pois há gente querendo ‘melar’ os planos deles de disputar as eleições. O bloqueio partidário que recebem também interessa – e muito – aos outros pré-candidatos. PSB e PMDB não lançando candidaturas próprias, devem coligar com quem já se viabilizou. Isso rende um ganho grande para quem for majoritário, pois os dois partidos possuem um bom tempo de TV e rádio. Fora que Bira e Fábio, juntos, representam uma margem interessante de intenção de votos.
Candidatos
Bira do Pindaré (PSB)
Edivaldo Holanda Jr (PDT)
Eduardo Braide (PMN)
Eliziane Gama (PPS)
Fábio Câmara (PMDB)
João Bentivi (PHS)
Rose Sales (PMB)
Wellington do Curso (PP)
Zeluis Lago (PPL)
Caxias (regional Caxias)
Candidatos em Caxias

Na Princesa do Sertão, três nomes aparecem com muita frequência nas conversas políticas.

A briga entre Coutinhos e Marinhos é antiga e foi transmitida para as novas gerações.
O atual prefeito, Leonardo Coutinho (PSB), busca manter no poder muito mais que a si próprio. Vale a manutenção do grupo político ao qual pertence, comandado pelo tio e presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT). O adversário ferrenho dele é Paulo Marinho Júnior (PMDB), filho do ex-prefeito Paulo Marinho, que pertence ao grupo que comandou a cidade de Caxias por muitos anos.
No meio desse embate familiar, aparece o vereador Fábio Gentil (PRB). Ele tem sido encorajado a ir para a disputa e tem apresentado bons números em pesquisas recentes.
Candidatos
Fabio Gentil (PRB)
Leonardo Coutinho (PSB)
Paulo Marinho Júnior (PMDB)
Imperatriz (Regional)
Candidatos em Imperatriz

Na segunda cidade mais importante do Estado, a corrida eleitoral deve ter o delegado Assis Ramos (PMDB), que tem mostrado força e influência dentro do grupo político ao qual pertence. O aval do alto comando do partido foi dado tranquilamente.

Outro forte postulante é o ex-prefeito Ildon Marques (PSB), que, apesar de todos os problemas que podem tirá-lo da disputa (para muitos, ele é considerado ficha suja), se mantém na construção do projeto político. Hoje, ele está na Câmara dos Deputados, graças a um acordo com dois fortes aliados: o senador Roberto Rocha (PSB) e o deputado federal André Fufuca (PP). Mais recente, quem se prontificou a entrar na disputa foi Ribinha Cunha (PSC), irmão do deputado estadual Léo Cunha. O anúncio da sua pré-candidatura mexeu no quadro de distribuição de intenção de votos e embolou um pouco mais a corrida.
Quem está muito bem cotada é Rosângela Curado (PDT), ex-secretária adjunta de Saúde do Estado e suplente de deputado federal. Ela recebeu o apoio de muitos partidos da base aliada do governo Flávio Dino e, hoje, aparece como um dos nomes mais fortes para assumir a Prefeitura de Imperatriz.
Candidatos
Francisco de Assis Ramos (PMDB)
Ildon Marques (PSB)
Ribinha Cunha (PSC)
Rosângela Curado (PDT)
São José de Ribamar ( metropolitana)
Candidatos em Imperatriz

Na cidade balneária, a disputa deve reunir dois ex-prefeitos locais, um ex-deputado estadual e um sindicalista. O principal nome é o de Luís Fernando Silva (PSDB), que foi gestor municipal de Ribamar por duas vezes e ajudou a eleger seu sucessor, o atual prefeito Gil Cutrim (PDT).

Mas Julinho Matos, outro ex-prefeito, também tem nome forte dentro do município, assim como o ex-deputado Jota Pinto. Quem nunca exerceu mandato e aparece como alternativa dentro do cenário é Arnaldo Colaço (PSB).
Candidatos
Arnaldo Colaço (PSB)
Jota Pinto (PEN)
Julinho Matos
Luís Fernando Silva (PSDB)
Timon (regional Caxias)
Candidatos em Timon

A cidade que faz limite com o vizinho Piauí tem uma das maiores relações de pré-candidatos. Até o momento, são nove nomes que podem entrar na disputa. Os de maior destaque são: o atual prefeito Luciano Leitoa (PSB), o deputado estadual Alexandre Almeida (PSD) e a ex-prefeita Socorro Waquim (PMDB). Em recente pesquisa, eles foram os únicos a aparecer.

Mas a imprensa local especula também outros seis nomes, que são: Irmão Valdinar Viana (PROS), radialista Eliézio Silva (PRB), Ramon da Timon City (PP), Irmão William (PSC), Dinamérico (PSOL) e Professor Dimas (PCO).
Candidatos
Alexandre Almeida (PSD)
Dinamérico (PSOL)
Eliézio Silva(PRB)
Irmão Valdinar Viana (PROS)
Irmão William (PSC)
Luciano Leitoa (PSB)
Professor Dimas (PCO)
Ramon da Timon City (PP)
Socorro Waquim (PMDB)
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias