Se a eleição fosse hoje, a coligação do candidato do PDT, Edivaldo Holanda Júnior, teria 34,7% do tempo total destinado a propaganda eleitoral na TV e no Rádio. Eliziane Gama, possível cabeça de chapa pelo PPS, vem em segundo, com 14,93%. Em terceiro o também pré-candidato Fábio Câmara aparece com 11,76%. Wellington do Curso (PP) teria 7,8% do tempo. Para os dois últimos, sem coligações definidas, foram somados apenas o tempo do próprio partido (veja o quadro).
O levantamento foi realizado por O Imparcial com base nas alianças estabelecidas pelos partidos antes das convenções. Até lá, porém, as coligações poderão sofrer alteração.
O tempo total foi calculado com base nos estudos desenvolvidos pelo advogado e autor do livro “Eleições 2016: O que você precisa (e deve) saber”, do especialista em direito eleitoral José Alexandre Machado.
Com Edivaldo, a aliança ainda não oficializada reúne 15 partidos (PDT, PCdoB, PSD, PROS, PTB, PSC, PRB, PTC, PEN, DEM, PRP, PSDC, PSL, PR e PT). Somando todos os tempos de cada partido o candidato teria 42′. Como, com base na lei eleitoral, apenas os seis maiores tempos somam em favor da coligação, o total da chapa seria de 31’34s (PT, PSD, PR, PTB, PRB, PDT).
No caso da candidata do PPS, Eliane Gama, seis siglas compõem hoje o tempo de TV e rádio em seu favor (PSDB, PTN, REDE, PRTB e PTdoB, PPS), segundo a assessoria da própria candidata. Pela lei eleitoral, sua coligação terá, se a convenção confirmar a a aliança, 13’44s.
O vereador Fábio Câmara, também pré-candidato teria o terceiro maior tempo de TV e Rádio, com 10’59s. Já o pré-candidato Welington do Curso (PP), com coligação ainda indefinida, tem por hora o tempo de 7’05s que é do seu próprio partido.
Regra eleitoral
Segundo a lei eleitoral, “do total do tempo de propaganda, 90% serão distribuídos proporcionalmente ao número de representantes que os partidos tenham na Câmara Federal. Os 10% restantes serão distribuídos igualitariamente. No caso de haver aliança entre legendas nas eleições majoritárias será considerada a soma dos deputados federais filiados aos seis maiores partidos da coligação”.
A campanha terá dois blocos no rádio e dois na televisão, com 10 minutos cada. Além dos blocos, os partidos terão direito a 70 minutos diários em inserções, que serão distribuídos entre os candidatos a prefeito (60%) e vereadores (40%).
Tempo por coligação*:
Edivaldo H. Júnior (PDT e mais 14): 31’30s
Eliziane Gama (PPS e mais 5): 13’44s.
Fábio Câmara (PMDB): 10’59
Wellington do Curso: 7’05s
Rose Sales (PMB): 4’14s
João Bentivi (PHS): 2’08
Eduardo Braide (PMN): 1’32s
Zéluis Lago (PPL): 1′.
PSol: 2’08
Indefinidos: PV, PSB, SD.