ELEIÇÕES 2016

Conheça cinco importantes novidades nas regras para campanhas deste ano

Confira as principais modificações que já entram em vigor nas eleições de outubro

As eleições municipais deste ano passarão a ter novas regras. A decisão partiu de um projeto que compõe a Reforma Política, o qual foi aprovado no ano passado no Congresso e sancionado pela presidente afastada Dilma Rousseff.
Mas, você sabe quais são essas mudanças? Confira abaixo a lista das principais modificações que já entram em vigor nas eleições de outubro:
1 – Prazos para filiação
O candidato que irá disputar as eleições em 2016 precisa se filiar a um partido político no prazo de seis meses antes da data do primeiro turno, que será realizado no dia 2 de outubro. Ou seja, a filiação partidária teve que ser feita até o dia 2 de abril. Pela regra anterior, para disputar uma eleição, o cidadão precisava estar filiado a um partido político um ano antes do pleito.
2 – Propaganda eleitoral gratuita
O período de propaganda dos candidatos no rádio e na TV foi reduzido de 45 para 35 dias, com início em 26 de agosto. A campanha terá dois blocos no rádio e dois na televisão com 10 minutos cada. Além dos blocos, os partidos terão direito a 70 minutos diários em inserções, que serão distribuídos entre os candidatos a prefeito (60%) e vereadores (40%). Em 2016, essas inserções somente poderão ser de 30 ou 60 segundos cada uma.
3 – Financiamento da campanha
Fica proibido que o candidato ou partido receba financiamento de empresas. Os Financiamentos das campanhas passarão a ser exclusivamente por doações de pessoas físicas e pelos recursos do Fundo Partidário.
4 – Duração da campanha
Com a nova reforma, a duração da campanha foi reduzida de 90 para 45 dias. Os candidatos podem pedir voto sem restrições, a partir de 16 de Agosto.
5 – Propagandas em vias públicas
Adesivos em carros só são permitidos com tamanhos até 50 cm x 40 cm ou microperfurados no tamanho máximo do para-brisa traseiro. Carros completamente adesivados (envelopamentos) estão proibidos. Também fica proibido o uso de outdoors eletrônicos.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias