PEDIDOS DE PRISÃO

Procurador-geral da República pede a prisão de Sarney, Renan e Jucá

Os três políticos foram flagrados em conversas gravadas por Sérgio Machado, em suposta trama contra a Operação Lava-Jato

De acordo com o interlocutor de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal a prisão do ex-presidente da República José Sarney (PMDB-AP), do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e do senador Romero Jucá (PMDB-RR).

“Em relação a Sarney, o pedido é de prisão domiciliar, com o uso de tornozeleira eletrônica, em razão de sua idade – 86 anos”,

Os três políticos foram flagrados em conversas gravadas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, em suposta trama contra a Operação Lava-Jato. Os pedidos de prisão foram encaminhados há uma semana para o ministro do STF, Teori Zavascki.
Os pedidos de prisão foram divulgados nesta terça-­feira, pelo jornal ‘O Globo’ e confirmados pela Folha. Em relação a Sarney, o pedido é de prisão domiciliar, com o uso de tornozeleira eletrônica, em razão de sua idade – 86 anos.
Investigadores consideram que os sinais de conspiração, percebidos nas gravações e reforçados pelas delações de Sérgio Machado, são mais graves que as provas que levaram Delcídio Amaral à prisão e consequentemente à perda do mandato. A tentativa de Delcídio em tentar manipular a delação do ex-diretor de Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, seria um ato ameno às articulações de Sarney, Renan e Jucá para coibir toda a Lava-Jato.
Usando os argumentos similares aos empregados no pedido de deposição de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara e do mandato de deputado federal, o procurador-geral da República também pediu o afastamento de Renan Calheiros da presidência do Senado. O pedido contra Cunha foi atendido pelo STF.
A influência dos três
Sarney - ex-presidente

José Sarney, Renan Calheiros e Romero Jucá estão entre os políticos mais influentes do Congresso. O ex-presidente José Sarney, se sobressai porque mesmo sem mandato, controla bancadas na Câmara e no Senado.

De acordo com informações, Sarney teria tido papel decisivo no processo de afastamento da presidente Dilma Rousseff. Romero Jucá, após a ascensão de Michel Temer na presidência da República, teria se beneficiado com o cargo de ministro do Planejamento, vindo a cair com a divulgação das escutas.
Se o caso viesse à tona com as gravações de Sérgio Machado, a legislação seria modificada para beneficiar os investigados.
A Delação
Segundo Machado, Renan teria recebido o maior montante (R$ 30 milhões), enquanto Jucá e Sarney teriam recebido R$ 20 milhões cada.
Pela primeira vez denúncias envolvem diretamente o ex-presidente em recebimento de propina.
Grampos divulgados pela Justiça, registraram conversa entre Sarney e Machado. Nas gravações o maranhense demonstra preocupação com o resultado da relação dele com o ex homem da Transpetro. E chega a perguntar: “Alguém sabe que você me ajudou?”. Machado responde: “Não, ninguém sabe”.
Defesas
O ex-presidente da República repudiou as afirmações feitas por Sérgio Machado. José Sarney afirmou em nota que vai processar o ex-presidente da Transpetro por calunia e difamação.
Renan Calheiros afirmou que nunca recebeu dinheiro de Machado. “Jamais recebi vantagens de ninguém. Sempre tive com Sérgio Machado uma relação respeitosa e de Estado. Nunca indiquei ninguém para a Petrobras e nem para o setor elétrico”, afirmou.
O senador Romero Jucá também negou o recebimento de qualquer recurso financeiro por meio de Sérgio Machado ou comissões referentes a contratos realizados pela Transpetro.
 
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias