O Partido Pátria Livre (PPL) tem avançado nas articulações para as eleições municipais deste ano, buscando crescer em São Luís e em outros municípios do Maranhão. Na capital, o médico Zeluis Lago anunciou que é pré-candidato à Prefeitura e pretende encabeçar uma chapa que está sendo construída, mas que já tem uma grande relação de nomes para o pleito de outubro.
Há uma semana, o partido inaugurou a sede própria em Paço do Lumiar, onde anunciou o presidente do diretório municipal, Inaldo Pereira, como pré-candidato pelo partido no município.
A candidatura de Zeluis em São Luís será concretizada pelo PPL, o mesmo que ele disputou o pleito de 2014. A vaga de vice na chapa já está definida e vai ser ocupada pela jornalista Sirlan Sousa, que já foi candidata em outras oportunidades, mas sempre a cargos no Legislativo. “É uma jovem jornalista, que tem boas ideias e tem ido comigo às comunidades, conversar com as pessoas que pensam em algo diferente para São Luís”.
Junto com Sirlan, Zeluis Lago tem rodado por alguns bairros de São Luís, onde se reúne com moradores para conhecer as necessidades e, a partir delas, construir o plano de governo. Somente o PPL tem 47 nomes para entrar na disputa.
Zeluis diz estar construindo propostas que possam levar São Luís a avançar em todas as áreas, com mais destaque para saúde, educação e transporte. Lembra que, na gestão de Jackson Lago como prefeito, ajudou a construir os Socorrões II e III (hoje Hospital da Mulher). “Eram hospitais particulares, que foram adquiridos pelo município e até hoje servem à população. Por isso, quero implantar mais expansão, com maior número de unidades mistas em áreas que carecem de atenção, como a região da Guajajaras, a Cidade Olímpica, São Francisco”.
Escolas em tempo integral, fardamento anual, transporte melhor e investimentos na industrialização para gerar emprego e renda são algumas propostas apresentadas por Zeluis durante a conversa para construir esta matéria.
O irmão mais velho é sempre lembrado por Zeluis. Ele diz que ninguém reúne melhores condições de continuar os propósitos que Jackson tinha para São Luís. “Foram mais de 30 anos vivendo com ele na política. Sei do que São Luís precisa e sei como ele faria. Tenho totais condições de colocar em prática a continuidade daquilo que Jackson tinha para fazer São Luís avançar”.
Quatro perguntas a Zeluis Lago
1. Como o partido está se organizando para o pleito deste ano?
Estamos, há mais de 40 dias, reunindo-nos nos locais onde a legislação nos permite fazer isso. Em associações, em casas de família, nas mais diversas regiões. O que nós estamos levando é a própria experiência. Estamos formatando nosso programa de trabalho ouvindo a população.
2. O senhor fala em experiência. Conte um pouco dela.
Estamos militando desde os 16 anos. Como irmão mais novo de Jackson [Lago], fizemos parte do governo municipal. Construímos os dois últimos Socorrões, que foi o Socorrão II, ainda ativo na Cidade Operária, e o Socorrão III, que hoje é o Hospital da Mulher. Vimos o Jackson urbanizar a cidade. E depois da cassação, colocamos nosso nome como opção.
3. Quais ações já foram pensadas?
Pretendemos construir mais unidades mistas. Agraciar os irmãos da área do São Francisco, da Ilhinha, da Areinha, do polo Guajajaras [a avenida], na própria Cidade Olímpica, que tem uma população imensa. Queremos fazer escolas integrais, onde as crianças possam passar o dia inteiro, em segurança, com alimentação garantida e uniformes sempre novos. A industrialização é um passo importante para o desenvolvimento da nossa cidade. Trabalhar mais o turismo, para que os turistas conheçam a beleza da nossa cultura e o sabor da nossa culinária. Ter um transporte melhor, a partir da criação da companhia municipal de transportes urbano, com veículos próprios, equipados com ar-condicionado.
4. O PPL vai coligar?
Sim. Temos conversado com alguns partidos, mas não é possível informar agora, pois ainda estamos em processo de construção do diálogo. Quando chegar o mês de julho, quando as coligações devem ser fechadas, iremos apresentar a nossa chapa.