Os deputados federais maranhenses precisam trabalhar um pouco mais para serem bem vistos no seu trabalho parlamentar. Um levantamento do Atlas Político (site que acompanha as atividades dos parlamentares no Congresso Nacional) mostrou como cada parlamentar atuou segundo alguns critérios.
Foram avaliados Representatividade, Campanha responsável, Ativismo Legislativo, Fidelidade Partidária e Debate Parlamentar. Dos 18 deputados do Maranhão, somente cinco ficaram entre os 100 mais bem avaliados. A surpresa foi Rubens Pereira Júnior (PCdoB).
De primeira viagem
O deputado federal foi o sexto mais bem avaliado de todo o Congresso (que tem 513 deputados), com uma nota média de 4,14 pontos. A melhor avaliação dele foi no quesito Ativismo Legislativo, com nota 0,93 ponto.
Rubens Pereira Júnior está em primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Já tinha chamado a atenção no ano passado por sua postura firme na defesa de projetos e ideias. Foi escolhido pelo PCdoB para ser o vice-líder na Câmara.
“Bom ver que nossa atuação tem recebido destaque nacional, isso nos dá um fôlego para seguir diariamente. No Congresso há muita atividade legislativa, para além de questões políticas. Isso só estimula a trabalharmos mais e mais, para produção de leis, decisões sobre o futuro do país e outros interesses do povo”, Rubens Pereira Júnior, deputado federal (PCdoB)
Segundo o deputado, a boa avaliação serve como estimulante para continuar seu trabalho parlamentar. “Bom ver que nossa atuação tem recebido destaque nacional, isso nos dá um fôlego para seguir diariamente. No Congresso há muita atividade legislativa, para além de questões políticas. Isso só estimula a trabalharmos mais e mais, para produção de leis, decisões sobre o futuro do país e outros interesses do povo”, afirmou.
A título de comparação, o deputado mais bem avaliado, Chico Alencar (PSOL-RJ), teve nota total 4,33 – apenas 0,19 pontos acima de Rubens Pereira.
Outros maranhenses
O deputado maranhense que mais próximo de Rubens é Hildo Rocha (PMDB), que mesmo assim aparece na 18º posição. Eliziane Gama (PPS) é a 25º colocada, seguida por Weverton Rocha (PDT) em 30º e Cleber Verde (PRB) em 79º lugar.
O presidente interino do Congresso Nacional, deputado Waldir Maranhão (PP) ocupa a 315º posição. O líder da bancada maranhense, André Fufuca (PP), está 351º posição. Os dois últimos colocados são os deputados Alberto Filho (PMDB) em 406º e Aluisio Mendes (PTN) em 444º lugar.
Senadores
O levantamento do Atlas Político também levou em conta os trabalhos dos senadores. O melhor posicionado foi Paulo Paim (PT-RS), com média 4,88 pontos.
Entre os maranhenses, o novato Roberto Rocha (PSB) ficou em 27º lugar, com 3,62 pontos. As melhores notas vieram nos quesitos Representatividade e Fidelidade Partidária, com avaliação 1 ponto (máxima para cada quesito).
João Alberto (PMDB) foi o 60º melhor, com 2,78 pontos, tendo sido bem avaliado nos mesmos quesitos Representatividade e Fidelidade Partidária. No ponto Ativismo Legislativo ele foi muito mal, tendo levado nota 0,02.
Nove posições abaixo está o ex-ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB). Com 2,48 pontos, ele foi mal avaliado no Ativismo Legislativo (0,1) e no Debate Parlamentar (0,12).