TRE-MA apresenta regras para as eleições 2016
Baseado nas definições do TSE, o TRE-MA apresentou as regras midiáticas. O principal ponto debatido foi o período da campanha no rádio e na TV
O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão apresentou ontem, na sede do órgão, as regras midiáticas para as eleições deste ano para os profissionais da imprensa. O planejamento local está baseado nas definições feitas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Outros pontos
Além de temas diretamente ligados à propaganda nos veículos, outros assuntos foram abordados, como os recentes testes feitos nas urnas eletrônicas, a biometria, o aplicativo desenvolvido pelo TSE que permitirá auditagem do pleito e as funcionalidades do portal do TRE-MA (www.tre-ma.jus.br), endereço onde podem ser encontrados links para acompanhamento de registro de candidaturas, perfil de eleitorado, normas e documentações, campanhas publicitárias, notícias e teste de segurança, por exemplo.
De maneira bem informal, Serejo explicou como a Justiça Eleitoral funciona e deu o significado de termos como abusos de poder econômico e político, acórdão, batimento, compra de voto, direito de resposta, elegibilidade, revisão de eleitorado, votação paralela, entre outros.
A serviço da comunidade
De acordo com o presidente de TRE-MA, desembargador Lourival Serejo, os meios de comunicação presentes no estado corresponderam às expectativas. “Ficamos contentes em ver que pessoas de vários veículos atenderam ao convite para adquirirem conhecimento ou capacitarem-se ainda mais nos assuntos propostos”, disse Serejo.