CONTRA-ATAQUE

Oposição vê tentativa de interferência de Lula na troca do ministro

Governistas garantem independência da Polícia Federal

Foto: Ailton de Freitas/Agência O Globo.


Ailton de Freitas/Agência O Globo

Aécio Neves afirmou que a oposição reagirá a qualquer tentativa de interferência na Lava-Jato

A oposição atacou a mudança do triângulo jurídico da presidente Dilma Rousseff ao alterar o ministro da Justiça, o advogado-geral da União e o controlador-geral da União para atender a pressão do PT e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Líderes oposicionistas acreditam que a mudança vai tentar preservar possíveis investigações e até prisões de figuras importantes que estão sob os olhares da Operação Lava-Jato e sob a atenção da Polícia Federal. Um dos temores da oposição é de que o novo titular da pasta atue a serviço do PT.

Nas redes sociais, o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), expressou desconfiança com a saída de Cardozo, especialmente em um momento em que o PT aumenta as cobranças ao governo e às críticas à Operação Lava-Jato. “O país não aceitará qualquer tentativa de interferência na autonomia da Polícia Federal ou de cerceamento das nossas instituições”, escreveu. O líder do DEM na Câmara, Pauderney Avelino (AM), alertou para possíveis cortes no orçamento da Polícia Federal. “Vamos denunciar se houver qualquer tipo de cerceamento de investigação pela via do sufocamento orçamentário se se tentar fazer as operações da Polícia Federal minguarem por falta de verba”, completou o deputado.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou não acreditar que a troca no Ministério da Justiça altere a condução das investigações na Polícia Federal. “Não acho que seja esse o objetivo. Cada um tem seu caminho. Não acho que vai ser ministro A, B, ou C que vai mudar o curso de um caminho de algo que está no estágio que está”, alegou. Ele não quis comentar a atuação de Cardozo, mas manteve críticas anteriores ao petista. “Não retiro nenhuma palavra do que falei até agora”, completou.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias