Caso Ribamar Alves

Vice busca meios judiciais para assumir cargo de prefeito

Além de entrar com uma notícia-crime no Ministério Público, o vice-prefeito de Santa Inês, Ednaldo Lima (PT) também entrou na Justiça com um mandado de segurança

vice-prefeito de Santa Inês, Ednaldo Lima (PT),
SANTA INÊS – O vice-prefeito do município de Santa Inês entrou com mais uma ação judicial na tentativa de assumir a gestão municipal. Há 18 dias, a cidade está sem prefeito. Ednaldo Alves Lima, o Dino (PT), recebeu a equipe de O Imparcial em Santa Inês e falou sobre a situação pela qual passa o município. “A população pede para que Dino assuma a prefeitura. Eles [moradores] já não aguentam mais ficar sem um prefeito”.

Na Justiça

Ednaldo Lima já tomou duas medidas imediatas, através da sua assessoria jurídica, logo após a Câmara Municipal não ter dado posse a ele. A primeira foi entrar com uma notícia-crime no Ministério Público contra o vereador Orlando Mendes (PDT), presidente da Casa Legislativa. A segunda foi ontem, quando os advogados deram entrada na Justiça com um mandado de segurança.

“Logo após o ocorrido [prisão de Ribamar Alves], com oito dias, procurei o Orlando e ele me disse que esperaria 15 dias para me dar posse, pois não queria entrar em conflito com a lei. Concordei e achei prudente, mas fui surpreendido com decisão dele de convocar uma sessão ordinária, quando deveria ser feita apenas uma sessão solene de abertura dos trabalhos”.

Silêncio do presidente da Câmara

Durante a visita a Santa Inês, também procuramos o vereador Orlando Mendes, para ouvi-lo sobre a decisão de licenciar o prefeito Ribamar Alves do cargo e não ter empossado o vice, Ednaldo Lima. O vereador chegou a atender à ligação, mas não falou nada. Em seguida, enviou mensagem de SMS, querendo saber quem queria falar com ele. Assim que soube a identidade de quem ligou, Orlando Mendes não retornou mais em contato.

Vítima

Também buscamos informações sobre a jovem que foi o pivô de toda essa história. O endereço dado para encontrá-la foi a Vila Militar, mas fomos avisados que ela não estava mais no local e ninguém sabe qual o paradeiro dela. A última informação foi de que ela estaria em São Luís.

A cidade sem prefeito
Quem anda pelas ruas de Santa Inês, à primeira vista, não sente muita diferença, com algum fato estranho acontecendo por lá. Mas basta parar para conversar com os moradores que a gente percebe que o assunto a ser comentado não é outro a não ser a prisão e  a prefeitura sem o prefeito.
O tema divide a população, mas há muito mais quem defenda a saída de Ribamar e a posse de Ednaldo que o contrário. Para o mototaxista Evaldo Pereira, a Câmara deveria ter dado posse ao vice. “Não pode a cidade ficar sem prefeito. Já deveriam ter resolvido isso”.
Mesma opinião tem o caminhoneiro José Aguiar. Mesmo estando só de passagem pela cidade, ele achou estranho não ter um prefeito para administrar o poder. “Você já viu alguma casa organizada sem o chefe da família? Precisa de alguém para comandar”.
Já o funcionário público Teodoro de Souza acha que é melhor esperar os 30 dias de licença concedidos a Ribamar Alves. “Não custa nada aguardar, já que foi dada a licença.”
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias