SUBSTITUIÇÃO

Planalto confirma saída de Cardozo do Ministério da Justiça

Ele será substituído pelo procurador-geral de Justiça da Bahia, Wellington César Lima e Silva

José Eduardo Cardozo

O Palácio do Planalto confirmou, por meio de nota divulgada na tarde desta segunda-feira, a saída do ministro da Justiça José Edu Cardozo, e sua substituição pelo procurador-geral de Justiça da Bahia, Wellington César Lima e Silva.

A decisão foi tomada na manhã de hoje em conversa do ministro com a presidente Dilma Rousseff. Cardozo, no entanto, não deixará o governo. Ele vai substituir o advogado-geral da União Luís Inácio Adams, que deve ir para a iniciativa privada. Segundo a nota, Adams solicitou seu “desligamento por motivos pessoais.”

A mudança procede a confirmação da Luiz Navarro de Brito como novo ministro chefe da Controladoria Geral da União. “A presidente da República agradece os valiosos serviços prestados ao longo de todos esses anos e pela inestimável competência do doutor Luís Inácio Adams e deseja pleno exito a sua atividade profissional futura.”

A nota encerra com agradecimento da presidente ao ministro interino da CGU, Carlos Higino, “pela sua dedicação”. Higino ocupa o posto desde que o antigo titular Valdir Simão foi nomeado ministro do Planejamento.

A saída de Cardozo da Justiça acontece depois de uma intensa pressão do PT e do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, que acusava o ministro de ser “frouxo” na condução dos trabalhos da Polícia Federal no âmbito das investigações da Operação Lava-Jato.

A escolha de Wellington César, contudo, não representa um agrado ao PT, já que ele não é um nome indicado pela bancada e tem ligação próxima com o chefe da Casa Civil, o ministro Jaques Wagner.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias