ANTECIPAÇÃO

Eleições da Alema devem ser realizadas após o carnaval

Deputado Ricardo Rios (PEN) apresentou ontem, na Assembleia Legislativa, projeto de Resolução Legislativa à Mesa, em que pede antecipação das eleições

Antecipação das eleições na Legislativa

Se as eleições para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa já moviam os bastidores da Casa, agora elas se tornaram assunto para discussão aberta. O pedido de antecipação do pleito foi oficialmente solicitado ontem. O deputado estadual Ricardo Rios (PEN) apresentou projeto de Resolução Legislativa à Mesa, e o requerimento do referido projeto foi lido em plenário, na sessão ordinária. A publicação do documento deve ser feita no Diário Oficial da Assembleia de hoje. Com a aceitação do projeto, ele segue para análise dos deputados, que devem votar a proposta logo após o carnaval. Isso dá tempo suficiente para que os parlamentares confirmem a intenção de antecipação da eleição para a presidência e outras funções diretoras da Assembleia.

Vagas na Mesa

Com a iminência de uma eleição antecipada, os deputados já começam a se movimentar no sentido de propor nomes para compor a Mesa. São nove vagas em disputa, sendo que duas estão bem encaminhadas.
Os nomes de Humberto Coutinho e Othelino Neto (PCdoB) são dados como certos para permanecer onde estão – na presidência e primeira vice-presidência, respectivamente. A disputa será pelas outras vagas, e as indicações dependem da composição dos blocos parlamentares.

O maior deles está perdendo nomes. Wellington do Curso (PPS) decidiu deixar o Bloco Parlamentar Unidos Pelo Maranhão, por achar que não estava recebendo o tratamento necessário. Dessa forma, o bloco passa a ter novamente 22 membros. Mas os números de cada bloco só serão confirmados com a devida apresentação e homologação dos blocos.
Mesmo com algumas definições por fazer, alguns deputados que estão articulando um novo bloco já tratam sobre o espaço que devem ter na Mesa. Josimar de Maranhãozinho (PR), Vinícius Louro (PR), Stênio Resende (PMB), Antônio Pereira (DEM), Ricardo Rios (PEN) e Eduardo Braide (PMN) estiveram reunidos em um gabinete, a portas fechadas, mesmo com a sessão em andamento.
Eleições da Alema devem ser realizadas após o carnaval
 
 
 
 
 
  
 
 Oposição formada
O Bloco Parlamentar de Oposição saiu do papel e foi formalmente apresentado pelos deputados Roberto Costa e Andrea Murad, ambos do PMDB. Coube ao deputado oficializar a criação do bloco, composto por cinco deputados dos partidos PMDB e Pros. O deputado também anunciou Andrea Murad como a nova líder da união entre os partidos, o que começa a valer a partir de hoje.
Roberto Costa explicou a nova formação do bloco. “Neste novo ano que começa esta legislatura, nós do PMDB tomamos uma decisão de fazer uma composição com o Pros, partido do deputado Souza Neto. Teremos uma bancada com cinco deputados, que será comandada pela deputada Andrea Murad, nova líder do PMDB. E esperamos que a deputada possa continuar seu trabalho e dar continuidade à história do partido aqui na Assembleia”, finalizou.
Andrea falou que as divergências existentes entre ela e Roberto Costa foram superadas e que o trabalho agora é pela união da oposição. “Muitas divergências nós já tivemos aqui nesta Casa, pontos de vista diferentes, mas na conjuntura atual enxergamos, para o bem do Partido, a nossa união e sempre respeitando a vontade de todos.”
A deputada disse ainda que a postura que adotou no último ano será mantida. “Eu disse a todos eles [deputados do bloco] que eu não cobraria de nenhum que tivesse a mesma postura que a minha. No entanto, minha oposição continuará a mesma”, disse Andrea.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias