FRUSTRAÇÃO

Depoimento de Lula sobre tríplex é suspenso

A decisão do Conselho Nacional do Ministério Público atendeu a um pedido do deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP). Assessores de Lula negam que ele tenha sido dono do imóvel tríplex 164-A

Foto: Reprodução.


Reprodução

Além de Lula, outros suspeitos também prestariam depoimento ontem

Pressionado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva iria ontem como investigado no Ministério Público de São Paulo, numa apuração sobre lavagem de dinheiro por meio de um tríplex que ele negociava no Guarujá. Mas uma decisão do Conselho Nacional do Ministério Público, divulgada na última terça à noite, suspendeu o interrogatório. A Frente Brasil Popular, que reúne mais de 60 entidades dos movimentos sociais, havia marcado ato em defesa do ex-presidente para as 10h, em frente ao Fórum da Barra Funda, na capital paulista. A frente, ligada ao PT, PCdoB e PDT, criou o mote: “Lula eu defendo, Lula eu respeito!”.
Até o início da noite de terça-feira, a assessoria do Instituto Lula e a defesa do ex-presidente evitavam confirmar se ele iria à oitiva com o promotor da 103ª Promotoria Criminal de São Paulo, Cássio Roberto Conserino. Ele já afirmou que denunciará o ex-presidente à Justiça. Pelo cronograma previsto, também deveriam depor a ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva, o presidente afastado da empreiteira OAS, José “Léo” Adelmário Pinheiro, e o engenheiro Igor Pontes. Todos são suspeitos de ocultação de patrimônio e lavagem de capitais.
O depoimento de Lula estava marcado para as 11h, na sede do MP, que funciona no Fórum da Barra Funda. Às 13h, seria a vez de Marisa Letícia. A decisão do CNMP atendeu a um pedido do deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), segundo informações do jornal Folha de S. Paulo. Os quatro foram intimados há cerca de 20 dias. O Instituto Lula já negou que o petista tenha sido dono do imóvel número 164-A do Condomínio Solaris.
Provas
O promotor Cássio Conserino afirmou, em 23 de janeiro, que não havia razões para avaliar que a família do petista não fosse dona do apartamento. “Isso é balela”, assegurou ele, em entrevista ao jornal O Globo. “Temos provas documentais, circunstanciais e testemunhais de que a família era dona do imóvel, que foi, inclusive, reformado pela OAS e recebeu elevador privativo para beneficiar o ex-presidente.Depois que o apartamento foi entregue, tanto Marisa quanto um dos filhos de Lula, o Lulinha, chegaram a passar alguns dias no imóvel, que foi desocupado depois. Os móveis foram retirados.”
Para a promotoria, a maior suspeita é que a empreiteira e o casal ocultaram a posse do tríplex 164-A. A cobertura no Condomínio Solaris é avaliada em R$ 1,5 milhão, aproximadamente, e fica em frente à Praia das Astúrias, no Guarujá (SP), litoral norte paulista. O edifício já foi administrado pela Cooperativa dos Bancários (Bancoop), dirigida pelo ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, preso na Operação Lava-Jato.
Resposta do Instituto Lula sobre o caso
O Instituto Lula já negou a posse do imóvel 164-A e publicou na internet uma declaração do petista à Receita. O documento indica que ele arrolou como seu patrimônio uma cota de participação de R$ 179 mil num imóvel do prédio. De acordo com os papéis, Lula era dono do apartamento 141, que estava em construção. Mas, em 2009, segundo a entidade, o casal perdeu direito à residência. A partir daí, passou a negociar o tríplex. A OAS fez reformas no imóvel, instalou um elevador, mas o caso veio a público. Testemunhas contaram que o petista e a mulher visitavam as obras acompanhados de Léo Pinheiro e Igor Pontes. Em novembro do ano passado, Lula e Marisa desistiram do negócio.
Para o instituto, todas as suspeitas são infundadas. “São infundadas as suspeitas do Ministério Público de São Paulo e são levianas as acusações de suposta ocultação de patrimônio por parte do ex-presidente Lula ou seus familiares”, informou a entidade no fim de janeiro. Em outra manifestação, a entidade diz que o petista é perseguido. “Os adversários de Lula e a imprensa tentam criar um escândalo a partir de invencionices.” A investigação e o noticiário fariam parte de “mais uma armação contra o ex-presidente”.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias