DECLARAÇÕES

PSDB pede a extinção do PT baseada em delação de Nestor Cerveró

Pedido se baseia em suposta doação recebida pelo PT em 2006

O PSDB irá protocolar na Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) nesta quarta-feira  uma representação para que a PGE investigue informações fornecidas pelo ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró e pede uma ação de extinção do PT, caso sejam confirmados os fatos declarados pelo delator. O partido se baseia nas declarações feitas por Cerveró acerca de doações da Angola, no valor de R$ 50 milhões, feitas ao PT e direcionadas para a campanha eleitoral do ex-presidente Lula, em 2006. O argumento do PSDB é que o dinheiro do exterior para a campanha é proibido pela Constituição e resultaria na perda do registro partidário.

“Se isso tiver acontecido, é uma ofensa à soberania nacional e a independência dos partidos. Isso precisa ser investigado e, se confirmado, o PT tem que perder o registro e a consequência é a extinção”, afirmou o líder tucano Carlos Sampaio, que atualmente é vice-presidente jurídico do PSDB. Para ele, a denúncia de Cerveró deve ser factível e possível de ser aferida, já que foi feita em uma delação premiada aprovada pelo Supremo. Os tucanos esperam que a questão seja investigada até as eleições municipais deste ano.

Quanto ao impeachment, Sampaio acredita que o rito deve ficar parado até março, tempo provável que o STF precisa para julgar os embargos de declaração apresentados pelo Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. “Não sei se isso é bom ou ruim para o país. É necessário. O ruim para o Brasil é não cumprir as leis que estão em vigor”, disse Sampaio.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias