ELEIÇÕES 2016

Fábio Câmara assume PMDB em São Luís

Eleito por unanimidade, presidente do diretório municipal do PMDB, em São Luís, Fábio Câmara é o nome mais mais cotado para concorrer à prefeitura

Fábio Câmara

Em convenção realizada na manhã de ontem, o vereador de São Luís Fábio Câmara foi escolhido como novo presidente do diretório municipal do PMDB na capital. Fábio é, hoje, o nome mais lembrado dentro do partido para concorrer à Prefeitura de São Luís. Estiveram presentes à convenção: o senador João Alberto, o ex-candidato a governador Lobão Filho, o deputado federal João Marcelo e o presidente em exercício do PMDB estadual, Remi Ribeiro.

A escolha dentro do partido foi unânime. Câmara recebeu apoio do atual presidente estadual da sigla, o senador João Alberto, e da presidente do PMDB Mulher e ex-governadora, Roseana Sarney.
O momento do vereador vinha sendo desenhado – ao menos por ele – desde quando o deputado estadual Roberto Costa decidiu transferir seu domicílio eleitoral para a cidade de Bacabal, onde pretende concorrer à prefeitura local. Roberto era o presidente do diretório municipal de São Luís, mas com a transferência do título, precisou se desincompatibilizar da função no partido.
O problema para Fábio Câmara era a lista de possíveis candidatos para assumir o posto. Havia nomes como o superintendente da Funasa no Maranhão, André Campos, e até mesmo o de Roseana Sarney. Aos poucos, com calma, uma boa articulação e muito carisma, Fábio conquistou as principais lideranças peemedebistas e se colocou no topo da preferência.

Aspirações maiores

A força de Fábio Câmara não deve ficar restrita ao PMDB. Ele também é apontado como o principal nome do partido para concorrer à sucessão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT).

O nome de Câmara foi bem aceito no núcleo forte. A ex-governadora, por exemplo, declarou que o vereador tem se destacado no meio político da capital, o que lhe dá boa visibilidade. Já João Alberto tem sido categórico na defesa de Câmara, inclusive com garantias antecipadas de que ele seria o nome escolhido para o cargo que passa a ocupar. Na mesma empolgação, o senador garantiu Fábio como pré-candidato do PMDB à prefeitura.
Pedras no sapato de Fábio
Os problemas também devem caminhar lado a lado com a gestão de Fábio Câmara no PMDB São Luís. E os problemas têm dois lados: de um está André Campos, do outro a deputada estadual Andrea Murad.
André Campos era o nome preferido do ex-presidente Roberto Costa. Tudo pela proximidade dos dois. André, quando esteve à frente do Detran-MA, foi indicado por Costa. E estava sendo cogitado pelo deputado de novo, mas para assumir o PMDB São Luís. Não conseguiu o pretendido, mas chegou perto. André Campos será o vice-presidente e vai acompanhar de perto os passos de Câmara.
Além desta pequena disputa, André chegou a ser cogitado como pretenso candidato do partido ao Palácio de La Ravardière. Chegou a ser anunciado pelo ex-ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, quando esteve aqui no Maranhão, em dezembro passado. Apesar do nome de Fábio Câmara ser dado como certo, André pode muito bem ficar em alerta, porque qualquer deslize do vereador pode reabrir as indicações.
E quem também entra nessa disputa é a deputada Andrea Murad. Recentemente, ela transferiu o título eleitoral da cidade de Coroatá para a capital. E como prova de que ela deve ter pretensões maiores que a simples mudança de domicílio eleitoral, basta lembrar que ela tem feito ações sociais em bairros de São Luís.
Para o deputado estadual Roberto Costa, o interesse de ambos mostra que o partido passa por um processo democrático e saudável que ajuda a fortalecer o partido. “Vejo com muita naturalidade as três candidaturas, inclusive para fortalecer o partido, pois mostra que o PMDB tem nomes relevantes e aptos para o processo democrático, além de fomentar o debate para a eleição municipal em São Luís”.
Roberto Costa disse ainda que o PMDB deve fazer prévias para escolher o nome do candidato a prefeito da capital maranhense. Até as convenções gerais para indicações, a capacidade de articulação política de Fábio Câmara deve ser muito testada ainda. Assim como a de André Campos e Andrea Murad.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias