AVALIAÇÃO NACIONAL

Alfabetização foi “insatisfatória” no Governo Roseana Sarney

Avaliação de aprendizado realizada durante o governado Roseana Sarney mostra que o Maranhão teve desempenho insatisfatório no que se refere à alfabetização nas escolas públicas urbanas e rurais de todo o Estado. Ao todo, apenas 18,6% dos estudantes do Maranhão conseguiram ler e interpretar de forma proficiente, segundo teste feito no governo passado. Os resultados […]

Avaliação de aprendizado realizada durante o governado Roseana Sarney mostra que o Maranhão teve desempenho insatisfatório no que se refere à alfabetização nas escolas públicas urbanas e rurais de todo o Estado. Ao todo, apenas 18,6% dos estudantes do Maranhão conseguiram ler e interpretar de forma proficiente, segundo teste feito no governo passado.
Os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), que foi aplicada nos dias 17 e 28 de novembro de 2014, mostram que o Estado possui déficit no processo Educacional superior a 80%. As avaliações são realizadas em âmbito municipal e auferem o nível de leitura e desempenho em matemática dos alunos do 3º ano do Ensino Básico, que hoje é dividido do 1º ao 9º ano.
A prova feita no último ano de gestão de Roseana Sarney mostra que o Maranhão registrou um dos piores desempenhos do Brasil. Somente 38% dos alunos que foram testados pela prova conseguiram produzir textos equivalentes ao ciclo elementar da infância. Em Matemática, apenas 16,3% dos estudantes demonstraram ter acesso aos conhecimentos elementares.
A prova foi aplicada ainda na gestão de Roseana Sarney e avaliou 103.333 estudantes de todo o Estado. Na rede pública estadual de ensino, 2.826 estudantes foram avaliados. Em relação à leitura, o percentual obtido foi de 28,7%. Na escrita, esse número foi 52,4% e em Matemática, 24,5%.
Nas redes municipais de ensino, cuja responsabilidade está prioritariamente sobre o Ensino Fundamental, que é o nível de ensino avaliado pela ANA, um total 100 mil estudantes participaram.
A era Sarney em números
18,6% dos alunos conseguiram ler e interpretar
38% conseguiram produzir textos elementares
16,3% tiveram desempenho adequado em Matemática
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