LANCHA SOCIAL

Técnicos capacitados conduzirão “Lanchas Sociais” no interior do Estado

A capacitação ministrada pela Marinha do Brasil tem carga de 120 horas e é composta por módulos teóricos e práticos

Governo e Marinha capacitam técnicos para conduzir "Lanchas Sociais" no interior do Estado
Equipes de mais de seis municípios maranhenses contemplados pelas “Lanchas da Assistência Social” estão sendo capacitadas para operacionalizar as embarcações do projeto. O Curso de Formação de Condutores, iniciado nesta semana, é ministrado pela Marinha do Brasil, com articulação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) e apoio do Corpo de Bombeiros do Maranhão. A capacitação será concluída no dia 24.
O projeto “Lancha Social” tem como objetivo possibilitar o atendimento das famílias em situação de vulnerabilidade social, que residam em regiões ribeirinhas ou pantaneiras, cujo acesso só é possível por meio da malha hidroviária. Após a doação das lanchas, os profissionais que atuarão na condução das embarcações são treinados para a atividade.
A capacitação ministrada pela Marinha do Brasil tem carga de 120 horas e é composta por módulos teóricos e práticos, que habilitam os condutores a atuarem especificamente nesse tipo de navegação. Todos os participantes recebem uma carteira oficial da Marinha do Brasil credenciando-os à atividade nos municípios maranhenses. A secretária-adjunta de Assistência Social da Sedes, Célia Salazar, destacou a importância da capacitação para a segurança do serviço.
“As lanchas da Assistência Social são um serviço fundamental para que as equipes volantes, que trabalham diretamente no atendimento a essas famílias e na busca ativa, ampliem a atuação junto às comunidades ribeirinhas de difícil acesso. Portanto, se faz necessário que os condutores dessas embarcações sejam capacitados adequadamente para a atividade e as conduzam com o conhecimento necessário, garantindo segurança à população”, afirmou Célia Salazar.
Além de serem utilizadas no transporte das equipes multidisciplinares para a prestação de serviços da Assistência Social nas localidades ribeirinhas, as lanchas também realizam o transporte de materiais necessários para a oferta de serviços e ações da proteção social básica. Excepcionalmente, também podem ser utilizadas para o transporte de profissionais que atuam em outras políticas demandadas pelas equipes dos serviços socioassistenciais, que, por ser intersetorial, congrega ações de saúde, educação, geração de renda, entre outras.
Nesta etapa, estão sendo capacitados dois condutores de cada município. O atual treinamento está sendo ministrado às equipes dos municípios de Turiaçu, Conceição do Lago Açu, Araguanã, Cândido Mendes, Centro Novo do Maranhão e São Luís Gonzaga. Também foram beneficiados pelo projeto os municípios de Alto Alegre do Pindaré, Bacabal, Coroatá, Itaipava do Grajaú, Santa Helena e Cantanhede, além de Icatu e Carutapera, sendo que esses dois últimos municípios ainda terão a doação das lanchas formalizadas.
A secretária-adjunta, Célia Salazar, informou, ainda, que cada município recebe do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), o recurso de R$ 7 mil, mensalmente, para pagamento dos condutores, manutenção da embarcação e compra de combustível. Toda a execução das ações do projeto “Lancha Social” são de responsabilidade das gestões municipais.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias