FORMAÇÃO

Em nome da ética

A política de Segurança Pública do Governador Flavio Dino ensejou uma nova gestão na Policia Militar do Maranhão. A determinação é elevar o nível de qualidade profissional e moral dos policiais, notadamente dos Soldados de maneira como já acontece com os Cadetes na Academia de Policia do Estado. Assim é que, no Centro de Formação […]

A política de Segurança Pública do Governador Flavio Dino ensejou uma nova gestão na Policia Militar do Maranhão. A determinação é elevar o nível de qualidade profissional e moral dos policiais, notadamente dos Soldados de maneira como já acontece com os Cadetes na Academia de Policia do Estado.
Assim é que, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças-CFAP, os novos Soldados nomeados pelo Governador estão sendo formados e treinados para prestarem um bom serviço à sociedade.
Os novos Policiais estão sendo preparados recebendo além da formação técnica especifica recebem formação dentro do amplo conceito de Ética Militar/Policial com base nos pressupostos e estrutura da Ética, sua fundamentação, valores militares e diretrizes para a conduta militar policial fora e dentro da Polícia.
O desdobramento do conceito de Ética Militar reforça a consciência do Policial quanto às suas obrigações referentes à obediência, à consciência dos deveres e à dignidade policial em nome da honra da classe com base na conduta moral irrepreensível. A Ética Policial fundamenta-se nas leis, nos costumes e hábitos de cada profissional. São condicionantes da Ética Policial o caráter e os costumes de cada integrante da corporação. Não basta ser bom em defesa pessoal.
O conhecimento técnico e cientifico de que é dotado cada Policial para o desempenho da função é acompanhado da consciência própria firmada no bom caráter. É a consciência que fornece as regras morais do que é certo e do que é errado, orientando o juízo de valores.
A Polícia é uma das instituições públicas mais importantes para a sociedade, ou seja, para as famílias.
Ao aprofundar o entendimento sobre ética como a base para a construção da sociedade, o Policial define seu comportamento pautado no cumprimento das suas obrigações e das normas dessa profissão que exige todos os sacrifícios, inclusive o sacrifício da própria vida.
A ética se impõe como condição para a prática do bem e do exercício da cidadania, cidadania como condição em que se encontra o cidadão no cumprimento das suas obrigações, dos seus deveres. É exatamente isso que a sociedade espera de cada cidadão civil ou militar.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias