UFMA

Seis candidatos disputam reitoria da Universidade Federal do Maranhão

Os próximos reitor e vice-reitor comandarão da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) no quadriênio 2015-2019. A eleição será realizada dia 27 de maio. Conheça o perfil dos candidatos

Seis candidatos estão na disputa pelos cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A campanha iniciou oficialmente dia 7 e prossegue até dia 24 deste mês, no ambiente universitário. Os candidatos poderão realizar debates alunos, professores e técnico-administrativos, realizar visitas e distribuir material de propaganda. Poderão ainda afixar cartazes nas dependências da UFMA, em locais previamente indicados pela comissão que coordena o processo eleitoral. A eleição para escolha do novo reitor será dia 27, a partir das 8h às 21h30. O escolhido comandará a instituição no quadriênio 2015-2019.
Mais melhorias na estrutura, nas residências estudantis e maior proximidade gestão e acadêmicos é o que espera a estudante Mariana Andrade dos Santos, 23 anos, estudante de História. “Acredito que o próximo reitor deve estar mais integrado com a classe estudantil. Essa parceria e integração vão trazer benefícios para a universidade”, disse. Adriana Matos, 24 anos, cursa Serviço Social e espera mais projetos de pesquisa e extensão. “A gente precisa vivenciar essa experiência enquanto estamos na academia, mas precisamos de oportunidades”, reitera. O professor Antônio Maciel, 46 anos, do quadro substituto, diz esperar a mudança de mentalidade e mais investimentos na formação docente. “É preciso maior proximidade dos professores com a reitoria e que tenhamos mais voz”, pontuou.
Estão aptos a votar professores, inclusive substitutos, visitantes, afastados e do Colégio Universitário; alunos da graduação, pós e do Colun; servidores técnico-administrativos na ativa em qualquer dos campi da instituição e afastados. Para melhor orientar, no site da UFMA pode ser consultada a lista geral de votantes. É proibido aos candidatos promover campanha que perturbe as atividades da universidade, pichações, usar recursos financeiros e bens da instituição. 
Os candidatos poderão se afastar dos cargos e as visitas devem ser feitas por meio de acordo com o professor (em caso das salas de aula) e nos horários de funcionamento (em caso dos servidores). As normas das eleições constam na Resolução 151/2010 e em caso de atos contrários a esta determinação, o candidato pode ter sua participação anulada. Caberá à coordenadoria do processo decidir as providências a adotar.
Quatro candidatos se colocam na escolha para reitor: Nair Portela Silva Coutinho, do departamento de Enfermagem; Antonio José Silva Oliveira, departamento de Física; Antônio Gonçalves Filho, professor adjunto da área de Medicina; Sofiane Labidi, coordenador do Laboratório de Sistemas Inteligentes (LSI). E os candidatos a vice-reitor são Fernando Carvalho Silva, do Departamento de Química; e Marise Marçalina Rosa, coordenadora do projeto de extensão Escola-Laboratório e do programa Inovação Pedagógica. A reportagem procurou o reitor Natalino Salgado para tratar das ações de sua gestão e sua avaliação do processo eleitoral da universidade, porém, o reitor esteve em reuniões externas durante todo o dia, segundo a assessoria.
Nair Portela Silva Coutinho

Nair Portela Silva Coutinho – possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão (1973), mestrado em Pedagogia Profissional pela Universidade Estadual do Ceará/ISPTEH/Cuba (2000), doutorado pela Universidade de Brasília UnB (2011).Atualmente é Professora Associada, do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão e Diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFMA. Tem experiência na área de Enfermagem, gestão em serviços de saúde, pedagogia profissional, bioética, saúde da família, atuando principalmente nos seguintes temas: humanização, saúde pública, ética profissional e bioética, saúde do adulto e do idoso, pedagogia e didática.

 
Antonio José Silva Oliveira
Antonio José Silva Oliveira – é graduado em Física pela UFMA, Mestre em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal do Ceará e Doutor em Ciência na área de Física Atômica e molecular pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Atualmente é professor da UFMA exercendo suas funções de pesquisador no Departamento de Física e nos programas de Pós-Graduação em Educação. Foi membro do Conselho Superior da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e do Conselho da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências. Membro fundador da Academia Maranhense de Ciências e Membro correspondente da Academia Paraense de Ciências. Publicou vários artigos, livros e trabalhos, além de ter ganhado diversos prêmios. É o atual vice-reitor.
 
Antônio Gonçalves
Antônio Gonçalves – possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão (1994), especialista em Urologia pelo Hospital Geral de Ipanema (1998), mestrado em Cirurgia Experimental pela Universidade Federal do Paraná (2004) e doutorado em Fisiopatologia Clínica e Experimental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Membro fundador da primeira Residência Médica em Urologia do Maranhão no Hospital Universitário Presidente Dutra (HUUFMA), da qual foi seu primeiro coordenador. Coordenou o programa Prosaúde de mudança curricular do curso de Medicina da UFMA, do qual é membro do Núcleo Estruturante.
 
 
Sofiane Labidi
Sofiane Labidi – é Doutor em Inteligência Artificial pelo Instituto Francês de Pesquisa em Informática e Automação (INRIA), Mestre em Gestão e Modelagem de Conhecimento, e Graduado em Ciência da Computação pela Universidade de Nice Sophia Antipolis na França. Ele é Professor da Universidade Federal do Maranhão -UFMA onde Coordena o Laboratório de Sistemas Inteligentes -LSI e orienta vários projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Detentor de um casto currículo, foi presidente do Simpósio Brasileiro de Inteligência Artificial SBIA – 2004 e de vários eventos científicos.
 
 
Fernando Carvalho Silva
Fernando Carvalho Silva – é graduado em Química Industrial, mestre em Química Orgânica pela Universidade Federal de São Carlos e Doutor em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é docente do Departamento de Química, subunidade do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia desde 1994 e no período de 2007-2015 exerce o cargo de Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação na UFMA. É professor nos programas de Pós-Graduação: Mestrado em Química, Mestrado Profissional em Energia e Ambiente e Doutorado em Biotecnologia, Biodiversidade da Região Amazônica Bionorte e coordena o Núcleo de combustíveis, Catálise e Ambiental NCCA.
 
Marise Marçalina de Castro Silva Rosa
Marise Marçalina de Castro Silva Rosa – possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista UNESP (2010). Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA (1999). Especialista em Alfabetização, pela UFMA. (1992). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1981). Professora Adjunta na Universidade Federal do Maranhão. Coordenadora do projeto de extensão Escola-Laboratório, da Universidade Federal do Maranhão. Coordenadora do Programa Inovação Pedagógica. Professora integrante do Núcleo de Estudos em Currículo, Didática e Estudos Formativos. Pesquisadora do Projeto Mapeamento curricular dos cursos de licenciaturas das universidades públicas do Maranhão. Possui estudos de extensão universitária.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias