Homem sem habilitação é flagrado transportando ave silvestre em Santa Inês
A espécie foi resgatada e levada para o IBAMA de Santa Inês.
Um homem foi detido no início da tarde de sábado (30), por volta das 12h30, no km 350 da BR-222, município de Santa Inês. Na ocasião, uma equipe PRF visualizou um motociclista trafegando na rodovia transportando uma gaiola e fez abordagem do veículo. Na garupa da moto havia um passageiro de 32 anos.
Durante a abordagem da moto modelo HONDA CG150 START, na cor vermelha, emplacamento em Sapezal/MT, conduzida por um homem de 44 anos de idade, foi verificado na posse do passageiro da motocicleta uma gaiola com uma ave silvestre, conhecida como bigodinho, sem anilhas.
O passageiro se identificou como proprietário do pássaro e informou que o adquiriu na cidade de Santa Inês pelo valor de R$ 100, comprado da mão de um adolescente porque gostou do canto da ave. No entanto, ele não possuía qualquer permissão, licença ou autorização da autoridade competente do órgão ambiental para criação de aves silvestres.
Diante do fato ficou configurado o cometimento de crime ambiental pelo passageiro, que incrimina quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.
O condutor da motocicleta também foi autuado, por não possuir habilitação para conduzir veículo. Considerando que o crime é de menor potencial ofensivo o passageiro foi liberado após assinar o Termo de Compromisso de Comparecimento em juízo. A ave foi encaminhada para o IBAMA da cidade de Santa Inês para providências cabíveis.
* Com informações da PRF
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos: