Presidente da ABIH-MA elogia operação que reforça policiamento em áreas turísticas
A operação é executada de forma integrada por todas as forças do Sistema de Segurança Pública do Maranhão e ocorre simultaneamente em toda a Grande Ilha de São Luís, Lençóis Maranhenses, Delta das Américas e Chapada das Mesas
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Armando Ferreira, destacou o sucesso das ações da Polícia Militar do Maranhão para reforçar o policiamento nas áreas de circulação de turistas em São Luís, especificamente na região da Ponta d’Areia, Centro Histórico e Avenida Litorânea.
Armando frisou o empenho do coronel Roberto Filho, comandante dos Batalhões de Polícia Militar de Turismo do Maranhão (BPTur’s), cujo trabalho tem sido fundamental para a redução das ocorrências nessas áreas.
“Depois desse trabalho exemplar do coronel Roberto Filho, tivemos uma redução significativa dos assaltos na região da Ponta d’Areia, por exemplo. Eram mais de 70 por mês e foi praticamente zerado. Parabenizo a gestão do governador Carlos Brandão pelo seu olhar especial para a questão da segurança e do turismo”, disse Armando Ferreira.
A Polícia Militar segue firme e forte com a ‘Operação Férias 2023’, que envolve todo o seu aparato e inclui policiamento em áreas onde há circulação de turísticas como Centro Histórico, Lagoa da Jansen, Ponta d’Areia e Avenida Litorânea.
Esse monitoramento atinge, ainda, as regiões de Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar, que estão dentro da região metropolitana. O forte é o policiamento a pé. O trabalho seguirá até 31 de julho com um reforço de mais de 100 policiais.
Segundo o coronel Roberto Filho, comandante dos Batalhões de Polícia Militar de Turismo do Maranhão ( BPTur’s), nenhuma ocorrência foi registrada até agora.
“Os hotéis estão lotados, daí a importância dessa ação, pois a cidade está cheia de turistas. É importante destacar que o efetivo do Grupo de Apoio ao Turista (GAT) faz visitas constantes a hotéis e pousadas localizadas nessas regiões. Nós somos a única polícia do Brasil com esse grupamento”, destacou o coronel.
A operação é executada de forma integrada por todas as forças do Sistema de Segurança Pública do Maranhão e ocorre simultaneamente em toda a Grande Ilha de São Luís, Lençóis Maranhenses, Delta das Américas e Chapada das Mesas, entre outras áreas onde nesta época do ano há o aumento na circulação de turistas, por conta da alta temporada e das férias escolares.
Também é reforçada a segurança dos banhistas nas praias, além de outras ações em pontos estratégicos da cidade para coibir a prática de crimes. Na região dos Lençóis Maranhenses e Delta das Américas, o policiamento será reforçado em Barreirinhas, abrangendo o polo de Atins e Mandacaru; Tutóia, Santo Amaro, Humberto de Campos, Araioses, Primeira Cruz, e demais municípios das duas regiões.