FRAUDE

Esquema de recebimento de aposentadorias pós-morte é investigado no Maranhão

De acordo com a Polícia Federal, as fraudes geraram prejuízo de R$ 287 mil.

Foram encontrados artigos de luxo comprados com o dinheiro dos benefícios. (Foto: Divulgação/PF)

Foi deflagrado na manhã desta terça-feira (25), pela Polícia Federal, a Operação Ressurreição. O inquérito policial, que foi iniciado em março de 2020, levou à identificação de um esquema criminoso especializado na prática de fraudes contra a Previdência Social.

Segundo as investigações, as fraudes eram em relação aos benefícios previdenciários pertencente a pessoas mortas. A partir da compra, ou furto, dos documentos de beneficiários falecidos, os benefícios continuavam ativos, indefinidamente.

No total, 11 policiais federais cumpriram dois mandados judiciais de busca e apreensão na cidade de Presidente Médici. Dentre as medidas cautelares deferidas, constam, ainda, a autorização para o afastamento do sigilo bancário e fiscal do principal investigado.

Materiais apreendidos durante cumprimento de mandado. (Foto: Divulgação)

De acordo com os cálculos efetuados pela Coordenação de Inteligência Previdenciária (COINP), em apenas seis benefícios identificados, o prejuízo inicialmente apontado é de R$ 287 mil, entretanto, há previsão dessa cifra ser muito maior após a análise dos materiais recolhidos.

A operação policial apreendeu joias, veículos (uma moto e uma SW4), uma arma não registrada, além de vários cartões de pagamento de benefícios em nome de terceiros, comprovantes de saques e empréstimos consignados em conta de benefícios previdenciários em nome de terceiros.

Uma moto foi apreendida. (Foto: Divulgação)

Os envolvidos estão sendo investigados pela prática dos crimes de estelionato previdenciário, associação criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas de reclusão variam de um ano e quatro meses a 20 anos.

O nome da Operação é uma referência ao modus operandi do esquema criminoso investigado, uma vez que os benefícios eram reativados após o falecimento do segurado titular.

* Com informações da Polícia Federal

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias