Estudante é chamada de ‘macaca’ dentro de ônibus escolar em Santa Inês
O caso aconteceu em uma escola da rede municipal de Santa Inês, na última quarta-feira (19).
Um vídeo que circula na internet mostra o caso de uma estudante, de 15 anos, da escola Unidade Escolar Leuda Silva Cabral de Santa Inês sofrendo racismo e bullying de outros alunos da instituição. O caso ocorreu dentro de um ônibus escolar, na última quarta-feira (19).
- VÍDEO: Acusada de furto, mulher negra é constrangida dentro de supermercado no MA
- Procon notifica supermercado por constranger e acusar cliente de furto em Imperatriz
As imagens registradas foram divulgadas nas redes sociais e causou revolta na população local. A estudante foi chama de “macaca” e “preta velha” por colegas de classe enquanto fazia o trajeto de volta para sua residência, além disso, a garota aparecia com a cabeça suja de amido de milho.
Em nota publicada pela diretoria da escola Leuda Silva Cabral, a ação racista dos estudantes foi repudiada, confira:
O Centro de Ensino Prof. Leuda da Silva Cabral vem a público repudiar veementemente, com preocupação, o ataque de Bullying e Racismo sofrido ontem (19/04/2023) no ônibus escolar, pela a aluna da instituição, da turma do 1° ano.
Tendo conhecimento da gravidade da situação, a comunidade escolar reafirma sua posição contrária a toda e qualquer forma de discriminação (gênero, raça, cor ou de crença) e manifesta total solidariedade diante do caso. É necessário que o fato seja devidamente apurado pelas autoridades competentes e que os culpados sejam identificados e punidos.
O Conselho Tutelar de Santa Inês já entrou em contato com a vítima e investiga o caso. A estudante e sua família devem receber assistência psicossocial. Os conselheiros também devem orientar sobre ações que podem ser tomadas para denunciar o caso.