Foram registradas 151 infrações e crimes no Maranhão em 2023
Durante as 8 Operações Lei Seca, foram abordados 970 veículos e realizados 851 testes de etilômetro.
Neste ano de 2023, o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) em parceria com o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), realizou 8 Operações Lei Seca no estado.
Ao todo, segundo o Detran, foram abordados 970 veículos, realizados 851 testes de etilômetro e registrados 151 crimes e infrações, sendo eles: recusa ao teste, dirigir sob influência de álcool e crime de trânsito.
Durante o final de semana de pré-carnaval, o órgão realizou campanha de conscientização em locais onde ocorreram eventos carnavalescos. Nesse período, aumenta o número de acidentes de trânsito que tem como fator, a ingestão de álcool.
No Bloco da Imprensa, no último final de semana, equipes do Detran conscientizavam os foliões, que aprovaram a ideia. “É importante sempre fazer esse alerta. As pessoas saem, bebem, voltam dirigindo sem avaliar o real perigo que pode provocar para si e para os outros”, disse a estudante universitária Bianca Melo.
Como parte das ações de segurança durante o período de pré-carnaval, o BPRV intensifica as barreiras da Operação Lei Seca na região metropolitana de São Luís, para garantir também a segurança no trânsito.
Segundo o BPRV, “nessas operações, a preocupação dos agentes é detectar o consumo de álcool pelos condutores, através do teste do etilômetro, tirando de circulação condutores alcoolizados, garantindo um trânsito mais seguro e tranquilo para todos”.
Mais de mil crimes em 2022
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece limite zero para o consumo de álcool pelos motoristas e impõe penalidades severas para quem infringe a norma. Mas apesar do rigor da Lei Seca, motoristas continuam infringindo a Lei.
No ano passado, segundo o Detran, foram realizadas 61 Operações Lei Seca no Maranhão. Ao todo, foram abordados 7.606 veículos, realizados 6.339 testes de etilômetro e registrados 1.092 crimes e infrações.
O artigo 165 do CTB define como gravíssima a infração de dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência. Nesse caso, o motorista é multado em R$ 2.934,70, valor que dobra caso o infrator seja flagrado novamente no período de um ano.
Além disso, seu direito de dirigir fica suspenso por 12 meses. Vale destacar que a simples recusa em submeter-se ao teste de etilômetro oferecido pelo policial ocasiona a mesma penalidade do artigo citado. Ou seja, mesmo sem realizar o exame, o condutor receberá as mesmas punições administrativas do condutor que realizou a verificação e foi constatado o consumo de álcool.
A Operação Lei Seca é uma ação preventiva realizada por meio de blitz de fiscalização, cujo objetivo principal é o cumprimento das diretrizes estabelecidas na Lei 11.705/2008 (Lei Seca) pelos condutores de veículos, visando reduzir ao máximo o número de acidentes e mortes provocados por condutores alcoolizados no trânsito.
Acompanhe e siga nossas redes sociais:
Instagram, Twitter e Facebook, além de compartilhar e comentar. Denúncia, vídeos, fotos e sugestões: Mande no Whatsapp – (98) 99144-5641