PRF combate trabalho análogo à escravidão em carvoarias da região de Balsas
Foram avaliadas as condições de trabalho de cerca de 60 trabalhadores no território.
A Operação Eleutheria LXXXV/MA, de combate ao trabalho escravo, ocorreu entre os dias 6 e 16 de dezembro. Foram realizadas fiscalizações em carvoarias localizadas nos municípios de Loreto, São Raimundo das Mangabeiras, Estreito e demais áreas do entorno de Balsas.
Seguindo o Plano Nacional do Governo Federal de Enfrentamento ao Trabalho Escravo, a operação teve como finalidade a repressão ao trabalho análogo a escravidão e degradante em áreas do território maranhense, bem como o resgate de pessoas que eventualmente estivessem sujeitas a estas condições.
Na ocasião foram analisadas as condições de trabalho de cerca de 60 trabalhadores, como jornada de trabalho, condições de higiene, saúde e segurança, alimentação e salário, dentre outros fatores.
O trabalho análogo à escravidão é uma modalidade criminosa que compõem o rol de violações aos Direitos Humanos combatidas pela PRF. Só esse ano, a PRF, em parceria com outros órgãos, já atuou no resgate de 19 trabalhadores no Maranhão.
A ação foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) com o Ministério do Trabalho (MT), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Polícia Federal (PF).