Polícia Rodoviária Federal apreende mais de 400m³ de madeira ilegal, em Santa Inês
Operação foi durante os dias 15 de outubro e 03 de novembro.
Durante a Operação Guardiões do Bioma – Rotas da Amazônia, realizada na região de Santa Inês, a PRF flagrou 14 ocorrências de crimes ambientais.
A Operação Guardiões do Bioma – Rotas da Amazônia é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e, em mais essa edição no Maranhão, a PRF apreendeu um total de 406,88 m³ de madeira ilegal durante os dias 15 de outubro e 03 de novembro.
Como grande parte da madeira tem origem de desmatamentos clandestinos, os envolvidos tentam burlar a fiscalização apresentando documentação falsificada ou com divergências entre o produto florestal embarcado e as informações declaradas nos documentos obrigatórios.
Foram 16 pessoas detidas por crimes ambientais durante a operação. No total, 45 pessoas foram fiscalizadas, bem como 58 veículos, sendo que 24 destes veículos foram recolhidos por irregularidades administrativas e envolvimento com os crimes ambientais.
Foram lavrados os respectivos Termos Circunstanciados de Ocorrência em desfavor dos infratores. Os veículos e as cargas permaneceram à disposição dos órgãos ambientais competentes.