No Maranhão, homem é autuado por enviar fotos do voto no WhatsApp
A Polícia Civil liberou o homem suspeito de cometer o crime de violação do sigilo de voto.
Um homem foi autuado pela Polícia Civil do Maranhão pelo crime de quebra do sigilo de voto, na tarde do último domingo (30), na cidade de Santo Amaro. Segundo a polícia, o suspeito gravou imagens dentro da cabine de votação usando um aparelho celular.
Segundo a Delegacia Regional de Barreirinhas, o homem foi o primeiro eleitor a chegar na seção eleitoral, por isso, as mesárias não perceberam que ele entrou na cabine de votação portando o celular.
A polícia tomou ciência do ato criminoso após a divulgação das imagens feitas com o celular da urna, mostrando o voto, em um grupo de Whatsapp. Em seguida, a Polícia Civil do Maranhão descobriu que o indivíduo vota em Santo Amaro, porém reside no município de Humberto de Campos.
O homem compareceu na Delegacia de Polícia onde foi ouvido e lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência pelo delito do art. 213 do Código Eleitoral (violar sigilo de voto), tendo sido liberado logo em seguida.
De acordo com o delegado Ricardo Carneiro, como se trata de crime de menor potencial ofensivo, o procedimento instaurado foi o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), no qual ele foi liberado após firmar compromisso de comparecer no Fórum quando for intimado.